X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesão é reconhecido por brinquedos pedagógicos


Brasília – Tabuleiros com letras do alfabeto ou animais – como jacarés, coelhos e caracóis – feitos em módulos para montar; vagões de trem em forma de letras ou números. Tudo de madeira de reflorestamento, pintado com tinta à base de água e, na maioria, em cores vivas – vermelho, azul, verde e amarelo, bem ao gosto das crianças. Esses são alguns dos brinquedos pedagógicos que o artesão e microempreendedor individual (MEI) João Márcio Prado produz em sua chácara, na zona rural de Monte Alegre do Sul (SP), na Serra da Mantiqueira.

João Márcio é um dos MEI – trabalhadores por conta própria que ganham no máximo R$ 60 mil anuais – que venceram a terceira edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, realizada em 2012. A premiação destaca as cem melhores unidades produtivas do país. O artesão venceu com o trabalho que desenvolve há cerca de 15 anos, desde que deixou o emprego numa multinacional em Campinas (SP) e se mudou para a pequena Monte Alegre. A decisão foi uma aposta no crescimento do turismo rural no município – uma das estâncias hidrominerais que integram o Circuito das Águas Paulistas, com abundantes fontes minerais.

Como meio de vida, João investiu no hobby que tinha há algum tempo: a confecção de brinquedos. Na época, entalhava placas de madeira para chácaras e comércios locais. Com as sobras, fazia brinquedos em forma de animais que dava de presente para os próprios filhos e aos filhos de amigos. Com o tempo, começou a receber pedidos e passou a investir na atividade. Os turistas foram aparecendo e as encomendas aumentando. João Márcio teve que ampliar a oficina e montou um showroom em casa.

O artesão percebeu que precisava formalizar a atividade para atender aos pedidos de lojistas que exigiam nota fiscal. Em agosto de 2011, registrou-se como MEI. Com isso, conseguiu aumentar as vendas em 20%. Ele conta que o negócio cresceu tanto que a partir do próximo ano deverá subir de patamar empresarial, passando para a categoria microempresa, cuja receita pode chegar a R$ 360 mil por ano.

“Vou subindo aos poucos”, diz João Márcio, que também pretende contratar trabalhadores. “Já tenho um ajudante, mas vou precisar de mais gente para atender à demanda”. Ele conta que produz cerca de 200 peças de modelos diferentes e comercializa entre 500 e mil brinquedos por mês para lojas de São Paulo e estados como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Paraíba. A expectativa é que passe a vender mais com o reconhecimento do seu trabalho pelo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

Credibilidade

“O prêmio dá credibilidade e visibilidade ao nosso trabalho, o que também é bom para nossa cidade, pois ajuda a trazer mais turistas”, avalia João Márcio, que destaca a importância do apoio do Sebrae. “Participo de palestras, congressos e de orientações de gestão dadas pela instituição. A gente tem que se preparar para atender ao mercado e melhorar o negócio”, ensina.

 

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot