Belo Horizonte – Seis das cem melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil são de Minas Gerais. Artesãos, cooperativas e associações do estado ganharam o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A premiação será em setembro, no Rio de Janeiro.
Os grupos mineiros que se destacaram na premiação foram: Dedo de Gente (Curvelo), Cooperativa Mariense de Artesanato (Maria da Fé), Fio Brasil (Muzambinho), Central Veredas (Arinos), Garimpo das Artes (Conceição das Alagoas) e Marias Artesãs (Patos de Minas). Os ganhadores concorreram com mais de 1,8 mil candidatos de todo o país. Nessa terceira edição, Minas Gerais foi o estado com o maior número de inscritos, 282.
“A premiação vem mostrando que os artesãos estão cada vez mais preocupados com a melhoria dos processos produtivos para buscar diferencial e aumentar a competitividade no mercado”, explica a analista de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae em Minas Gerais, Sabrina Campos.
O estado com maior número de ganhadores foi Pernambuco, com dez unidades produtivas selecionadas, seguido por Piauí (8) e Sergipe (8). Minas Gerais, São Paulo e Maranhão empataram, cada um com seis vencedores
O prêmio leva em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato, além da qualidade estética e do valor cultural. Entre os critérios considerados estão requisitos como inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social.
Os ganhadores também terão seus trabalhos expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, em novembro. Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos.
Serviço:
Sebrae em Minas Gerais – (31) 3379-9275
www.mg.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias