X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Artesãos mineiros exportam pela primeira vez para a Europa


Belo Horizonte – Artesãos do Vale do Jequitinhonha e do distrito de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto) receberam a primeira encomenda com mais de 1.500 produtos de uma grande distribuidora europeia. A iniciativa integra as ações do projeto piloto desenvolvido pelo Sebrae em Minas Gerais para aumentar a participação do artesanato mineiro no mercado internacional.

A compradora é a Barbosa do Brasil, empresa holandesa que distribui produtos genuinamente brasileiros a uma grande rede de mais de mil lojas de presentes, chamada World Store, na Holanda e na Alemanha. Nessa organização, considerada uma das maiores do mundo, são vendidas peças que seguem os princípios do Comércio Justo, como respeito ao meio ambiente e à legislação trabalhista, transparência na gestão e rígido controle de qualidade. “Somos a única importadora europeia de artesanato de Comércio Justo no Brasil”, diz Frieda Lammerds, da Barbosa do Brasil.

De acordo com Frieda, o consumidor europeu está cada vez mais exigente em relação aos produtos feitos de maneira socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas. “Eles compram produtos com qualidade e práticos, mas também querem saber como foi produzido”, conta.

O Catálogo de Artesanato Minas Gerais, criado pelo Sebrae para estimular as vendas do artesanato mineiro, foi encaminhado à empresária, que se impressionou com a qualidade e o design da cerâmica produzida nas comunidades de Coqueiro Campo e Campo Alegre, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste do estado.

Frieda fez questão de visitar Minas Gerais para conhecer os produtos e escolher as peças. Mil e quinhentos itens entre travessas, moringas, vasos, pesqueiras, copos, bonecas e galinhas feitos em cerâmica foram encomendados. “É um sonho ter nossos produtos nas vitrines de lojas internacionais”, diz a presidente da Associação dos Artesãos de Campo Alegre, Eunice Pinho.

A iniciativa de proporcionar o contato direto do artesão com o comprador faz parte do projeto do Comércio Justo do Sebrae em Minas Gerais. O projeto piloto também inclui a participação dos artesãos de Santo Antônio do Leite, localidade próxima a Ouro Preto, que produzem semijoias com pedras preciosas. Em um primeiro contato com o grupo, Frieda Lammerds repassou informações sobre as exigências do consumidor europeu e identificou o produto com potencial para exportação. “Vamos testar a aceitação desses produtos no mercado europeu. Se der certo, iremos aumentar nossas encomendas”, afirma a compradora.

Serviço:
Sebrae em Minas Gerais: (31) 3379-9275/9726
www.mg.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot