Fortaleza – A região do Cariri recebeu compradores de todo o Brasil interessados no artesanato cearense durante a Rodada de Negócios Investe Brasil, realizada nessa segunda-feira (26), em Juazeiro do Norte (CE). Foi um dia de muitos contatos comerciais e encomendas que irão gerar ocupação e renda para os próximos meses. Participaram do evento cerca de 20 compradores de oito estados brasileiros e 46 grupos de artesãos do Ceará. A expectativa é que a rodada gere em torno de R$ 300 mil em curto e médio prazos.
A ideia da rodada surgiu no XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (Einne), realizado em outubro, na Bahia. “Recebemos demandas espontâneas de vários empresários interessados no artesanato cearense e enxergamos aí uma oportunidade de ampliar o mercado”, explicou a gestora dos projetos de Artesanato do Sebrae no Ceará, Juniar Ellyan.
De acordo com ela, a adesão dos artesãos cearenses foi muito boa porque todos enxergaram nessa rodada uma chance de incrementar as vendas. “Muitos deles receberam boas encomendas e agora terão um final de ano de muito trabalho para dar conta de todos os pedidos”, afirma Juniar Ellyan. Segundo ela, a atividade vive um momento de expansão no estado, apesar das dificuldades do mercado externo.
A próxima ação do Sebrae para promover os profissionais que fazem parte do programa Ceará Original será a Feira Nacional de Artesanato – Mãos de Minas, o maior evento do gênero na América Latina, que será realizado em Minas Gerais, de 4 a 9 de dezembro. Representantes de 30 unidades produtivas cearenses devem participar da feira, representando mais de 900 artesãos de todo o estado.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias