Brasília – O Encontro Nacional de Educação Empreendedora receberá nesta terça-feira (28), às 10h30, o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Eles participam das discussões que ocorrem no Centro de Convenções Brasil 21 sobre a inserção do empreendedorismo nas escolas. O evento acontece até esta quarta-feira (29) e tem como objetivo debater com educadores de relevância nacional e internacional a importância da inserção do empreendedorismo no ensino formal. Ao estudarem a disciplina, os alunos se preparam para o mercado de trabalho, seja seguindo carreira em uma empresa, seja abrindo o próprio negócio.
A matéria desafia o estudante a raciocinar e a buscar aprender de forma sólida conceitos, conhecimentos e técnicas que o ajudam a resolver problemas do dia a dia com os quais ele terá de lidar na vida profissional. Assim, são formados profissionais que sabem pesquisar preços, discutir sobre o funcionamento de uma empresa e têm uma noção sobre marketing.
À tarde, haverá debates sobre educação empreendedora no mundo, com duas personalidades da área: Bunker Roy e José Pacheco. Indicado pelo jornal inglês The Guardian como uma das 50 pessoas capazes de salvar o planeta, o indiano Bunker Roy passa a vida ensinando pessoas que ganham menos de um dólar por dia a desenvolver competências empreendedoras e se tornarem engenheiros, médicos e dentistas nas comunidades pobres onde vivem.
A maioria dos alunos da Universidade dos Pés Descalços – instituição fundada por Roy na Índia – é analfabeta e não é lá que eles aprendem a ler. Roy e seus professores ensinam as pessoas por meio oral. A Universidade funciona à base de energia solar e essa é uma das expertises da instituição. Bunker Roy foi membro do grupo de Alto Nível de Energia Sustentável para Todos da Secretaria Geral da ONU na Rio +20.
O professor português José Pacheco é fundador da Escola da Ponte, um colégio público de Portugal que tem um jeito diferente de ensinar. Os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade e o foco é a autonomia dos estudantes. Pacheco tem vários artigos publicados em livros e revistas especializadas sobre formação, avaliação e inovação educacional.
No terceiro dia, as discussões vão girar em torno da educação empreendedora no ensino formal e sua importância para os futuros profissionais não somente no mundo do trabalho, como autônomos que precisam gerir seu próprio negócio, mas também como alavanca de uma carreira profissional.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias