Salvador – Identificar, refletir e planejar ações de atendimento que possam gerar impacto positivo nos resultados. Esses são os objetivos do Curso de Atendimento ao Cliente, promovido pelo Sebrae em Barreiras, no oeste da Bahia. O curso segue até esta sexta-feira (1º), no auditório da Unidade do Sebrae no município.
Uma das participantes é a vendedora Márcia Araújo. Ela é funcionária uma loja de sapatos e afirmou já possuir boas características para fidelizar a clientela, como ser verdadeira e se empenhar durante a venda. Agora, Márcia deseja ter mais técnica e se aprimorar para que o atendimento tenha cada vez mais qualidade. “Nesse curso, quero entender mais sobre como atender, como conquistar e como fidelizar”.
O gerente de restaurante Marcelo Rocha está concluindo uma pós-graduação em recursos humanos. Ele quer aproveitar os valores apontados no curso para reciclar conhecimentos. “Tudo que já aprendi foi na prática. Agora, é preciso conhecer mais sobre técnicas para fidelizar os clientes. O nosso grande desafio é identificar o bom e o mau atendimento. Eu vou transmitir as informações abordadas no curso aos colaboradores, para evitarmos erros no atendimento e evoluirmos rumo à satisfação do cliente”.
Para o consultor do Sebrae que está ministrando as aulas, Antônio Carlos, o curso vai debater a importância de atender bem e com qualidade, para que os clientes satisfeitos tenham vontade de voltar. “Vamos aplicar atividades dinâmicas, com a formação de grupos de discussão para que, juntos, possamos tratar de experiências do cotidiano. Levaremos em consideração pontos chave para o bom atendimento, como ter um local acessível, limpo, pessoas bem apresentáveis, ser claro com o cliente e simpático”.
No conteúdo programático, são abordados temas como Tratar bem ou atender bem, Superando as expectativas dos clientes, A escada da lealdade, Clientes bem atendidos compram mais e Multiplicando e cristalizando resultados. Além disso, cada empresa recebe duas horas de consultoria. O curso é voltado a empresários e profissionais que mantêm contato direto com os clientes. Por meio do conteúdo abordado, apresentam-se os meios para medir o índice de satisfação do cliente, habilidades essenciais para atendimento, visão de valor agregado e o que não se deve fazer nessa relação tão direta de construção de fidelização.
Para o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, com a capacitação, o empresário vai poder obter a permanência e a evolução no mercado. “O empresário tem a possibilidade de aplicar, com afinco, ferramentas fundamentais para a dedicação e o bom desempenho dos colaboradores e para inovar no empreendimento”.
Multiplicar o conhecimento
O empresário Moisés Vieira de Queiroz é dono de um restaurante de frutos do mar. Ele tem o empreendimento há 18 anos. E foi atraído ao curso para melhorar a qualidade do serviço. “Pretendo, depois do curso, fazer treinamento com os colaboradores para multiplicar o conhecimento. Temos que capacitar nossa mão de obra. Há muita gente no mercado precisando desse conteúdo, que interfere positivamente para o atendimento padrão”.
Mais informações sobre cursos do Sebrae em Barreiras podem ser obtidas pelo telefone 77 3611-3013.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
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