Salvador – “Com a formalização tive que me organizar financeiramente. Assim meu poder de barganha aumentou e consigo produtos com preços e formas de pagamentos que antes era impossível”. A afirmação é do cabeleireiro Eliomar Ramos de Souza, 28 anos, da cidade de Miguel Calmon, no centro norte baiano.
Em 2010, depois de uma consultoria do Sebrae na Bahia, ele percebeu que estava na hora de sair da informalidade e decidiu ser um microempreendedor individual (MEI). Mais organizado, com melhores preços e prazos, utilizando maquineta de cartão de crédito, rapidinho seu salão triplicou o número de clientes.
Para conseguir dar conta da demanda, Eliomar que trabalhava com a esposa e as duas irmãs, começou a terceirizar os serviços de cabeleireiros, manicures e pedicures da cidade.
De segunda a quarta-feira, o Centro de Beleza Metamorfose de Eliomar chega a ter oito profissionais à disposição da clientela. De quinta a sábado este número dobra. A formalização proporcionou outras mudanças.
Atualmente Eliomar cursa a Faculdade de Estética e a sua esposa pode se ausentar para fazer Faculdade de Engenharia do Petróleo e Gás em Sergipe. “Mas os benefícios não param, comprei meu carro e quatro terrenos. Nosso faturamento bruto é de R$ 20 mil/mês e na próxima Declaração Anual terei que passar para a categoria de microempresa”, conta.
História
Vindo de uma família de seis irmãos, com poucas possibilidades de mudança, o garoto que nasceu e cresceu na periferia de Miguel Calmon, nunca aceitou o caminho de marginalidade trilhado por muitos de seus colegas. “Cercado por inúmeras possibilidades de me envolver com drogas, resolvi aos 14 anos que seguiria outro caminho”, explia Eliomar.
Usando cadeiras de madeira e com poucas ferramentas, ainda adolescente Eliomar começou no ramo da beleza como barbeiro. Depois de seis anos, tornou-se cabeleireiro. Em 2005, ele recebou o Prêmio Destaque de melhor cabeleireiro do município de Miguel Calmon.
Antenado, Eliomar usa as redes sociais para divulgar seus serviços e fazer novos negócios. Ele também tem um blog com dicas de belezas e fotos de atendimentos. O Metamorfose mantém ainda um banco de dados com cadastro dos clientes e oferece internet wi fi aos frequentadores.
Depois da consultoria do Programa Negócio a Negócio, Eliomar acaba de contratar, com carteira assinada, uma profissional para cuidar das finanças do salão e estuda a expansão do negócio. “Quero abrir uma filial no município de Piritiba e para isto já estou treinando alguns profissionais”, comemora.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias