Salvador – A dona de casa Verônica Oliveira tinha 45 anos quando resolveu abrir um restaurante. Apesar de nunca ter trabalhado no ramo alimentício, ela acreditou no seu próprio potencial. “Sempre gostei de cozinhar. Resolvi investir nessa área após criar os meus filhos”, conta. Hoje, com 65 anos, a empresária já se estabeleceu no mercado com o restaurante Ponte Filé, inaugurado em 1992 no Pituba Parque Center, na capital baiana.
Mesmo com 20 anos de empresa, Verônica vê a necessidade de aperfeiçoar seu trabalho. Por isso, foi uma das participantes do Projeto Sebrae/Tricenter, que atende lojistas e colaboradores dos shoppings Max Center, Tropical Center e Pituba Parque Center. “Eu queria modernizar o restaurante e atualizar meus conhecimentos. Quem não se atualiza, fica para trás”.
Como resultado da participação no projeto do Sebrae na Bahia, Verônica informatizou os serviços do restaurante, iniciou um cadastro de clientes, mudou a exposição dos produtos e reformou parte do estabelecimento. Junto com as mudanças, aumentaram os clientes. “Hoje, muita gente liga e pede café da manhã. O movimento no restaurante cresceu cerca de 5%”, relata.
A gestora do projeto de Comércio e Serviço do Sebrae em Salvador, Aparecida Rosado, explica que o objetivo é qualificar e capacitar os empresários que atuam nos shoppings. “Queremos fazer uma ação que amplie a visão de mercado, melhore a gestão do negócio e também as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.
Em 2011, ano em que Verônica iniciou a participação no projeto Sebrae/Tricenter, 26 empresas e cerca de 200 lojistas e colaboradores foram atendidos. Oficinas de gestão – Empresarial, Financeira, Recursos Humanos, Vendas e Merchandising -, consultorias, palestras e treinamentos nas áreas de relações interpessoais e atendimento ao cliente foram realizadas.
Verônica destaca o conhecimento adquirido com as capacitações. “Eu entendi mais sobre gestão financeira e como controlar melhor o caixa para não perder dinheiro. Tudo o que os consultores diziam era um aprendizado para nós”.
O projeto continua neste ano com 17 empresas, sendo 11 novas e seis da primeira turma, em um módulo avançado.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias