Manaus – Uma casa ecológica construída com tijolos de plástico produzidos reciclado é uma das atrações da Construnorte, que começou na quarta-feira (13) e termina no sábado (14). O projeto foi desenvolvido pela HVS Projetos e Ferramentaria Ltada, um empreendimento apoiado pelo projeto Sebrae 2014 – Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores da Construção Civil. O Sebrae no Amazonas montou um estande no evento para mostrar as iniciativas das empresas atendidas pelo projeto.
“Buscamos inserir os tijolos ecológicos na cadeia produtiva da construção civil. É um material que pode ser aplicado em qualquer estrutura”, disse a sócia-proprietária da empresa, Vanilda Garcia. A HVS levou ao evento uma casa de dois andares – que suportam até cinco pessoas –, com estrutura de metal e telhas e tijolos de plástico polipropileno. O projeto tem 54 metros quadrados e permite até dois dormitórios, sala, cozinha e varanda.
“Por enquanto o tijolo de plástico é comercializado somente para decoração, mas, para um futuro próximo, nosso objetivo é que a casa seja vendida como moradia ecológica”, comenta a empresária. Ainda de acordo com ela, o custo inicial da edificação é de R$ 35 mil. A construção de cada unidade é mais rápida e gera menos resíduos sólidos. Outro benefício é que o material é isolante térmico e impede que o interior da casa fique muito quente.
A gestora do Sebrae 2014 – Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores da Construção Civil, Fabíola Almeida, informa que o projeto prepara as micro e pequenas empresas (MPE) do setor para se tornarem grandes fornecedoras de produtos e serviços. “Vivemos um bom momento em Manaus, daí a importância desse projeto, prepara os pequenos negócios para fazerem parte desse grande momento econômico”, comenta. Atualmente, segundo a gestora, 75 empresas participam da iniciativa.
A Construnorte reúne oportunidade de novos negócios e divulga as novidades no setor. Este ano, o tema do evento é a sustentabilidade e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Participam do evento, indústrias da construção civil, de insumos e de produtos para a construção e compradores de lojas de materiais para construção, empresas de decoração, paisagismo e arquitetura.
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias