São Paulo – Empresários de pequenos meios de hospedagem do Vale do Itajaí, no norte de Santa Catarina, estão experimentando um modelo de negócio que está impulsionando a competitividade na região: a central de negócios e a criação da Rede Vale Europeu. Quatorze pousadas e pequenos hotéis de Blumenau, Gaspar e Pomerode associaram-se para reduzir custos e aumentar a taxa de ocupação de seus empreendimentos.
O projeto piloto, que tem o apoio do Sebrae e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Secretaria Municipal de Turismo e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sihorbs), começou em junho deste ano, mas já vem dando resultados, segundo o consultor do Sebrae no projeto, Sérgio Monteiro. “O objetivo é que meios de hospedagem implantem uma gestão empresarial eficiente e cooperativa, fazendo desde compras conjuntas até a organização de um sistema de comunicação com o mercado”. O projeto deverá estar totalmente implementado no primeiro semestre de 2012.
O empresário Sérgio Spengler, proprietário do hotel Raul’s, em Gaspar, também está entusiasmado com os resultados. Segundo ele, a primeira experiência conjunta aconteceu no mês passado com a Oktoberfest (Blumenau). “Conseguimos mobilizar a rede e aumentamos a ocupação do hotel com as indicações dos outros hoteleiros. Essa união e respeito é que está fazendo a diferença”, diz.
Outro avanço da Rede Vale Europeu foi o acordo fechado com o Parque Beto Carrero World para a criação de roteiros. “Sempre conversei com a direção do parque, mas desta vez foi diferente. Eles nos trataram como uma grande rede de hotéis. Oferecemos a eles mais de mil leitos de hospedagem”, afirmou Spengler.
Monteiro e Spengler participaram nesta quarta-feira (9) do painel “O que é uma Central de Negócios” durante o 53º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em São Paulo.
Confiante, o empresário diz que 80% dos hotéis e pousadas estão fazendo inovações de infraestrutura. “Nossa meta é que até o lançamento oficial da Rede todos os empreendimentos tenham um padrão mínimo de qualidade e conforto. Não podemos correr o risco de ter problemas em coisas básicas. Queremos ter o melhor café da manhã de toda a região”, afirmou Spengler. Outra meta é aumentar a ocupação de 60% para 80% em dois anos. “Queremos também uma permanência maior do turista na região. Por isso, estamos criando roteiros envolvendo as cidades”.
Turismo
A região do Vale do Itajaí é conhecida pelo ecoturismo e turismo de aventura. Além disso, é um roteiro interessante para quem aprecia cervejas artesanais e boa gastronomia. A região está a 40 quilômetros das principais praias de Santa Catarina e a apenas 40 minutos do Beto Carrero World.
Mas, além da vocação turística, há também o turismo de negócios. Segundo Spengler, somente Gaspar possui 800 pequenas confecções. Na região estão localizadas grandes empresas como Linhas Círculo, Bunge e Plasvale. O turismo de negócios representa 60% da ocupação em seu hotel.
Splenger também pretende abrir uma pousada com um viés totalmente sustentável no futuro. “Há seis meses se me perguntassem se eu queria um novo negócio, a resposta imediata era não. Eu queria menos trabalho e mais lazer. Agora estou totalmente motivado e envolvendo toda a família”.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias