Maceió – A Central de Beneficiamento de Hortaliças do município de Pão de Açúcar (AL) recebeu uma centrífuga para secagem e uma máquina para embalar os produtos, uma moto, o piso para a câmara de refrigeração e um ar condicionado para a central. A unidade prepara os alimentos entregues pelos agricultores que integram o projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) na cidade.
A central foi criada em novembro do ano passado para preparar os produtos para a comercialização. A doação foi feita pelo Instituto Cooperforte. De acordo com Vânia Britto, gerente de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, a parceria melhora as condições de produção. “Com esses equipamentos doados e devidamente instalados, os agricultores acreditarão na possibilidade de expansão dos negócios”, declarou.
O representante do Instituto Cooperforte de Brasília, Alberto Wanderley, disse que é muito gratificante ver a produção em Pão de Açúcar com tanta qualidade, sabendo que a instituição apoia o projeto. “A doação ajuda, mas são eles que terão a oportunidade de crescer, de valorizar o seu trabalho e sua profissão de produtor”, destacou.
A produção do PAIS será adquirida pela prefeitura de Pão de Açúcar para abastecer a merenda das escolas municipais. O prefeito Jasson Silva e o presidente da Associação dos Produtores em Agroecologia do Município de Pão de Açúcar (APA), Antônio Martins, assinaram um convênio de seis meses, no valor de R$ 82 mil, em recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Não se pode só produzir, é necessário manter a qualidade do produto, e, agora, eles têm condições de realizar todo o processo de limpeza até a comercialização. A partir daqui, a associação tem que pensar em crescer para, quem sabe, distribuir produtos agroecológicos para grandes supermercados”, disse o prefeito Jasson Silva.
Segundo Carolina Ávila, gestora do PAIS no Sebrae, a doação de equipamentos e a assinatura do contrato são um avanço muito grande para os produtores, que agora contam com a aparelhagem correta para aumentar a quantidade e a qualidade da produção. “O produto está melhorando. A ideia é que eles agreguem cada vez mais valor aos seus produtos para fortalecer a associação e a central, que tem tudo para beneficiá-los cada vez mais”, afirma Carolina.
Serviços
Sebrae em Alagoas (82) 4009.1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias