Teresina – Os artesãos do Polo Cerâmico Poti Velho receberam nesta quinta-feira (30) a visita dos diretores do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda e Ulysses Moraes; e do gerente de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços da instituição, Gilson Vasconcelos.
O objetivo da visita foi verificar os resultados da consultoria realizada pelo ceramista Shoichi Yamada, que teve apoio do Sebrae no estado. Por meio da orientação do profissional, já foi construído um forno a gás e os de lenha foram modificados para gerar melhor queima das peças produzidas.
O forno a gás pode atingir até 1,2 mil ºC , ideal para a correta esmaltação do produto. Entre os benefícios da utilização do forno a gás está o controle da temperatura e a redução do tempo de queima das peças. No forno a lenha, as peças demoravam até 24 horas para ficarem prontas, já no forno a gás, em 11 horas, o produto atinge o aspecto adequado.
Além da construção e modificação dos fornos, Yamada também está capacitando os artesãos do Polo Cerâmico na construção de formas para criação de peças variadas. “Esse é um momento importante para os profissionais do Polo Cerâmico. A partir dessa consultoria, as peças darão um salto de qualidade e terão maior valor agregado. Temos que buscar parcerias para que a iniciativa tenha continuidade”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Um fator que merece destaque é a redução no uso da lenha e a consequente produção mais limpa. “A construção do forno a gás atende às questões ambientais, já que a redução do uso de lenha diminui os impactos causados na natureza”, destacou o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.
Para a presidente da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart Poti), Raimunda Teixeira, a consultoria tem sido uma oportunidade de intenso aprendizado.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias