As pessoas que tem medo de fracassar não devem empreender.
A razão? De certa maneira, empreendedorismo é muito relacionado com superar limites e aceitar riscos. Uma quantidade de fracasso deve ser esperada sempre – e, em minha opinião, usada como uma medalha de honra. Deve ser vista como símbolo de bravura – ou pelo menos como a marca de realização de um feito psicológico: o de superar seus próprios medos.
Deveria também enviar a mensagem que mesmo que tenha fracassado, você provavelmente aprendeu uma lição valiosa. De acordo com investidores que eu conheço, empreendedores jovens que fracassaram pelo menos uma vez são mais prováveis recebedores de capital comparados à empreendedores sem nenhum arranhão. Os investidores sabem que os fundadores frequentemente aprendem mais nos fracassos do que nos sucessos, portanto não seja muito rápido ao deletar seus fracassos de sua biografia.
Eu não estou dizendo pra você fracassar por querer. Eu também não estou sugerindo que passar por múltiplos fracassos é uma boa idéia também. Mas se isso acontecer, um fracasso não deve ser o fim. Você deve aceitá-lo, crescer com isso e usar a experiência para se envolver na sua próxima empreitada.
Aqui vão três dicas em como transformar o fracasso em uma vantagem:
- Aceite a responsabilidade e não compartilhe a culpa. É fácil culpar os seus sócios, investidores, clientes e a economia. Mas se você culpar alguém outro além de você, você nunca irá aprender com seus erros. Você se propôs a ser um empreendedor e não uma vítima.
- Capitalize o bom no meio do ruim. Em todo mau negócio, há sempre algumas boas pessoas e coisas boas a se aprender. Não desista até visualizar todo o lado positivo da coisa.
- Estude e aprenda com seus erros. Erros podem oferecer lições sem preço, portanto aprende com eles ao invés de fugir deles. Cometer erros e se tornar mais sábio é o trabalho do empreendedor enquanto não cometer erros é o trabalho dos empregados.
Os fracassos não são geralmente um simples evento mas uma série de erros e circunstâncias que adicionam um teste de paciência para os fundadores. O fracasso, combinado com um senso forte de ética nos negócios pode motivar e produzir inovação e enquanto o fracasso devido a falta de ética pode levar ao desespero. Alguns tipos de fracassos – como fracassos de integridade e ética – são mais difíceis de se recuperar.
No final, a resiliência e a agilidade são realmente os principais fundamentos de sustentação de um negócio. Portanto, quando você experimentar seu primeiro fracasso apenas desapegue-se de seu ego, deixe passar e volte a trabalhar de forma mais sábia por seu próximo sucesso.