Rio de Janeiro – Vencer a distância entre querer e fazer foi a grande lição que o empresário fluminense Tiago Meireles aprendeu no Empretec, seminário que desenvolve características empreendedoras nos participantes. Para ele, essa metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ministrada no Brasil pelo Sebrae, foi o passo que faltava para abrir o próprio negócio.
“Sempre tive vontade, só não sabia o que e como fazer, apesar de estar sempre lendo sobre o assunto. A diferença é que no Empretec, pela primeira vez, pude visualizar o negócio e foi isso que me deu coragem de aplicar o dinheiro da venda de um apartamento. Digamos que foi um empurrão decisivo”, conta.
Entre fevereiro de 2011, quando participou do seminário, até abril deste ano, quando inaugurou a Plezier – Centro de Beleza & Estética, Tiago aplicou o conhecimento no plano de negócios e aprendeu a domar ansiedade, outra lição do Empretec. O mercado em São Gonçalo (RJ), foi cuidadosamente mapeado. Além do estudo da concorrência, ele também investiu na concepção da marca e decoração do espaço. A opção por uma atividade ligada à beleza veio da formação da mulher dele, Priscila Diniz, que é sócia no empreendimento e já fez vários cursos na área.
“No início, pensamos em oferecer apenas micropigmentação e design de sobrancelha, mas ao colocar as metas no papel, percebemos que tínhamos fôlego e potencial para mais e, por isso, abrimos a clínica. Como diferencial, apostamos na qualidade dos produtos, equipamentos e atendimento. Até pesquisei na internet para saber como é o trabalho de uma manicure. Hoje, sei mais do que minha mulher”, diverte-se ele.
A fidelização da clientela é um dos pontos destacados pelo empresário. As avaliações são frequentes e minuciosas, incluindo o compromisso de refazer o serviço gratuitamente, se a cliente não ficar satisfeita. A Plezier também da desconto de 5% para quem preencher um cadastro, avaliação gratuita para definição do tratamento e até a disposição de comprar um esmalte indicado pelas mulheres.
O resultado de toda essa dedicação já se materializou. Tiago esperava recuperar o investimento em um semestre, mas a clínica começou a dar lucro de 20% em quatro meses. “Continuo concentrado no andamento do negócio e, por isso, faço vários cursos on-line do Sebrae, porque o que me falta de tempo, sobra em vontade. Minha meta é abrir uma franquia e hoje tenho confiança de que isso é possível”, diz categórico.
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