Maceió – Produtores do município de Delmiro Gouveia que utilizam a Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais) participarão esta semana do curso Negócio Certo Rural, que visa melhorar a gestão das atividades praticadas nas propriedades rurais, a partir de novos conhecimentos. A capacitação será realizada nesta quarta (26) e quinta-feira (27) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sebrae em Alagoas, que coordena o Projeto Agronegócio Alto Sertão e Entorno.
O curso também tem como propósito p romover a mudança de comportamento e de atitude dos produtores rurais para gerar mais renda e melhorar sua qualidade de vida. Dessa maneira, será oferecido um diagnóstico das propriedades aos 32 participantes, para identificar novas ideias de negócios e ensinar estratégias de comercialização, marketing e oportunidades de mercado.
Para a analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, Carolina Ávila, essa capacitação leva aos produtores todas as informações pertinentes à propriedade rural e ainda a viabilidade financeira que o Pais proporciona. “Durante o curso eles passam pela etapa de elaboração de um plano de negócios, o que demonstra para eles, na prática, o que o Pais pode e está fazendo por eles”, explica.
De acordo com o projeto, a produção é dividida em círculos que permitem a plantação de diversos tipos de culturas alimentares de uma só vez. A tecnologia estabelece a prática de uma agricultura sustentável, que visa reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, diversificar a produção e utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos. A metodologia integra técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais.
No próximo dia 10 de outubro, será a vez dos produtores do Programa de Avicultura Familiar (PAF) de Santana do Ipanema receberem a capacitação do Negócio Certo Rural.
PAIS em Maravilha
Localizado no Sertão de Alagoas, Maravilha é o próximo município a receber a implantação da Produção Agroécologica Integrada Sustentável (PAIS), uma parceria entre o Sebrae em Alagoas e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
O Sebrae irá coordenar a implantação do projeto piloto, que começa a ser feita nesta terça-feira (25) e segue até a próxima sexta-feira (28). Dezesseis produtores da região foram selecionados para participar do processo junto com os técnicos, a fim de que possam aprender e repetir as práticas em suas propriedades.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias