Vitória – Imagine aprender a administrar uma empresa brincando e ainda ganhar um prêmio por isso? Essa é a proposta do Desafio Sebrae, jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa e que está com as inscrições abertas até o dia 18 de maio. Na competição, universitários de todo o país testam a capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. Na edição deste ano, os participantes terão que simular a gestão de uma empresa de processamento de frutas tropicais, passando por todas as etapas de um negócio, até a venda de produtos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos.
O jogo virtual é dividido em três etapas: estadual, nacional e internacional. Podem participar equipes de dois a cinco universitários de qualquer curso de graduação e tecnólogos de instituições de ensino superior do Espírito Santo que estejam, na data de inscrição, com a matrícula ativa no primeiro semestre de 2012.
O objetivo da competição é despertar o potencial empreendedor no público jovem, desenvolvendo de forma lúdica a capacidade de gestão, competitividade e o trabalho em grupo. Para a coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Marceliy Bridi, “o jogo virtual possibilita uma aprendizagem de forma inovadora. Se a sua empresa teve alguma falha de gestão, é uma oportunidade para aprender com o erro”.
Duas equipes do Espírito Santo já venceram a etapa internacional do Desafio Sebrae. Na edição de 2009, um grupo de alunos do curso de engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram a Barcelona, na Espanha, para conhecer um centro de empreendedorismo.
Em 2011, a Brasil Bicicletas venceu a etapa estadual e ficou em quarto lugar na fase nacional da competição. Para o universitário Lucas Cinelli, integrante da equipe vencedora, participar do Desafio Sebrae foi uma experiência que proporcionou crescimento pessoal e acadêmico. “O game me ajudou a praticar o trabalho em equipe, o gerenciamento de tempo, a desenvolver o espírito de liderança e viver em um ambiente competitivo. Disputar a etapa nacional foi sensacional, tanto pela experiência de tomar decisões em espaços curtos de tempo, como pelo ambiente, formado por equipes de todo o Brasil”, explica.
Lucas Cinelli, que está cursando o sexto período do curso de Engenharia de Produção na Ufes, pretende se tornar um empreendedor e abrir o próprio negócio futuramente, graças ao incentivo do Desafio Sebrae. “Uma das premiações da etapa estadual foi um curso sobre empreendorismo, o Empretec. Gostei muito e aprendi bastante sobre o comportamento empreendedor. Eu indico o Desafio Sebrae a todos os universitários, primeiro pela oportunidade de viver um experiência diferente do que estamos acostumados no dia a dia e também pela oportunidade de crescimento pessoal, profissional e acadêmico”, declara.
Para saber mais detalhes, acesse o site do Desafio Sebrae Espírito Santo www.desafiosebraeespiritosanto.com.br.
Serviço:
Karla Monteiro
Amanda Freitas / Larissa Fafá
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: [email protected]
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias