X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Dilma Rousseff cita piauiense como exemplo para o Brasil


Teresina – A história de sucesso da empreendedora piauiense Neila de Macedo, proprietária do Atelier Dita, foi destaque no programa Café com a Presidenta, veiculado nessa segunda-feira (30), na emissora de rádio da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Na entrevista Dilma Rousseff destacou o quanto a formalização do negócio melhora a vida do Empreendedor Individual (EI), citando o exemplo de Neila.

“Neila de Macedo tem 27 anos e mora lá em Teresina, no Piauí. Há uns cinco anos começou a fazer roupinhas de boneca e acessórios femininos para vender. No começo ela trabalhava em casa e, com as vendas, ganhava um salário mínimo por mês. Quando a Neila conheceu as facilidades do EI, resolveu formalizar o seu negócio e abrir uma loja para aumentar a clientela. Com CNPJ, ela pode comprar o material direto das fábricas, sem intermediários. Agora, a Neila vende até com cartão de crédito. Nos últimos dois anos, a renda de sua empresa mais que triplicou”, contou a presidente.

Dilma falou que o Supersimples, que este mês completou cinco anos, é um modelo gerador de oportunidades para todos, de inclusão para a pequena empresa e para milhões de trabalhadores. “O Supersimples é um regime tributário diferenciado, importante para as micro e pequenas empresas e para a economia do país. Nenhum país tem um programa de incentivo tão forte quanto o Brasil. O Supersimples, como o próprio nome já diz, simplifica a burocracia e reduz a carga tributária, diminuindo custos e facilitando a formalização”, destacou.

A presidente falou ainda que além do apoio do governo à formalização, os EI podem também procurar o Sebrae para aprender a administrar melhor seus negócios e fazer suas empresas crescerem. Ainda durante a entrevista à EBC, Dilma ressaltou que as micro e pequenas empresas são as grandes geradoras de oportunidades, riqueza e renda para o país, sendo responsáveis por um em cada quatro empregos com carteira assinada no Brasil.

Atualmente, 6,5 milhões de empresas são optantes do Supersimples. Desse total, 2,2 milhões são Empreendedores Individuais. O Piauí já conta com cerca de 25 mil trabalhadores formalizados por meio do EI. “O número de EI vem crescendo ano a ano. Em 2011 comemoramos um milhão de adesões. Este ano, já somamos mais de 2,2 milhões de Empreendedores Individuais”, comentou Dilma na entrevista.

Os impostos para os EI são bastante reduzidos. O empreendedor paga apenas 5% do salário mínimo, como contribuição para a Previdência Social; mais R$ 1,00 de ICMS, se atuar no comércio ou na indústria; ou R$ 5,00 de ISS, se for prestador de serviços. A presidente destacou a importância dos EI pagarem as contribuições mensalmente para ter os direitos assegurados, como acesso aos benefícios previdenciários e emissão de nota fiscal.

O Programa Café com a Presidenta é veiculado todas as segundas-feiras na Rádio EBC. Para ter acesso à transcrição dessa e de outras entrevistas, os interessados podem acessar o site da emissora.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot