João Pessoa – Logo que o dia amanhece, Toinho de Lagoa Seca borrifa alfaces, coentros, couves e outros 49 tipos de vegetais com inseticidas feitos à base de materiais orgânicos. Ele é o produtor rural Antônio Rodrigues, que usava agrotóxico nas plantações e agora cultiva produtos orgânicos, sem veneno. Toinho mora no Agreste paraibano, onde instalou o Programa de Agroecologia Integrada Sustentável (Pais) em sua propriedade.
“Já usei todo tipo de veneno. Dos mais baratos aos mais caros, e não via minhas plantas com essa cor, tamanho, sabor que o produto orgânico tem”, admite. Mas, quando estava prestes a desistir dos negócios no campo, com uma plantação de chuchu ameaçada por uma praga, ele conheceu os consultores do Sebrae na Paraíba e o Programa Agroecológico Integrado Sustentável (Pais).
Toinho foi apresentado aos participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu entre 29 e 31 de outubro, em Campina Grande. Um grupo da cidade de Mogeiro visitou sua propriedade para entender melhor como esta tecnologia social funciona.
“Como produtor do Pais, ele já integra o alimento vegetal ao animal. Mas ele também produz inseticidas naturais, cria minhocas que alimenta as galinhas e produz o húmus para as plantações. Até reutilizar a água em sua propriedade é obrigatório”, detalhou o agroecólogo Renato Albuquerque.
“Como produtor do Pais, ele já integra o alimento vegetal ao animal. Mas ele também produz inseticidas naturais, cria minhocas que alimenta as galinhas e produz o húmus para as plantações. Até reutilizar a água em sua propriedade é obrigatório”, detalha Renato.
Há três anos, Toinho participa de todas as capacitações, feiras e congressos de agroecologia e sua propriedade é referência para os agricultores da região. A produtora Maria da Penha afirma que a visita foi muito útil. “É uma forma de adquirir conhecimentos variados. Tudo o que ele nos ensinou, como a fabricação de inseticidas naturais, foi de grande utilidade”, destaca.
Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias