Olinda – O músico Cannibal, da banda pernambucana Devotos, ficou surpreso com a simplicidade da norma para aderir ao programa que está tirando muita gente da informalidade. Em 2011, ele conquistou seu CNPJ e resolveu o problema que enfrentava toda vez que iria ser contratado para fazer apresentações musicais: a falta da nota fiscal.
Cannibal foi um dos palestrantes que integraram a programação do Fórum do Empreendedor Individual, realizado nessa sexta-feira (19), na Feira do Empreendedor de Pernambuco. Ao longo do dia, o encontro reuniu diversos interessados em turismo, empreendedorismo digital e economia criativa.
“Achava que era burocrático, mas quando entrei, vi que era muito mais simples e me cadastrei. Gostei e divulguei para os meus amigos. Sem falar nos benefícios que ganhei como Micro Empreendedor Individual (MEI), como a previdência social”, comentou o músico, feliz com a decisão.
Assim como ele, Rivaldo Ferreira, morador da Bomba do Hemetério, também aprovou a formalização como MEI. Ele integra a ONG Universidart, que faz a gestão do circuito turístico de base comunitária, desenvolvido nesse território. “Antes, não conseguíamos prestar serviços para algumas empresas porque não tínhamos nota fiscal. Quando se organiza e se formaliza, as coisas ficam mais fáceis. O MEI tem muitas vantagens. Vale a pena se formalizar”, recomendou Rivaldo.
A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Tatiana Marques, ficou impressionada com o movimento em torno do fórum. “Me surpreendi positivamente em ter uma plateia cheia, com interesses nessa área. Outra coisa foi o nível e a objetividade das perguntas, que se mostraram perfeitamente de acordo com aquilo que havia sido passado a eles”, afirmou.
Para a dirigente, as pessoas estão sensibilizadas com relação às oportunidades que estão surgindo por conta da realização de grandes eventos esportivos no país. “O brasileiro tem na sua natureza o espírito empreendedor. Embora muita gente esteja estudando para concursos públicos, tem uma grande parcela querendo ter o próprio negócio, especialmente os jovens. O concurso público não vai absorver todo mundo, então o caminho é empreender, procurar por novas oportunidades e criar o futuro”, enfatizou Tatiana.
Cadastro
Ela destacou que a Abeoc está abrindo caminho para os microempreendedores individuais de todo o país, que já podem se cadastrar na página virtual da associação para oferecer seus produtos e serviços às empresas de eventos que fazem parte dessa rede, que abrange 16 estados. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected] e acessar o site: www.abeoc.gov.br.
Serviço:
Feira do Empreendedor 2012
20 de outubro, das 10h às 20h
Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda/PE
Entrada gratuita mediante preenchimento da ficha de cadastro, nos dias do evento
Informações: (81) 2101.8586 | 0800 570 0800
Inscrições abertas, no site: www.feiradoempreendedorpe.com.br
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias