Brasília – O designer cearense Antônio Rabelo lapida o sertão em peças criativas e únicas. São joias feitas a partir da prata, couro, pedra, palha e espinho de mandacaru, cacto típico da região Nordeste. Sua unidade produtiva, a Ceará Design, foi uma das vencedoras do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que identifica as melhores práticas na produção artesanal brasileira.
Antes de ser joalheiro, Antônio era escultor e fornecia troféus de pedra sabão para o Sebrae no Ceará. Ele lembra quando a instituição convidou uma designer de joias de São Paulo para dar um curso de capacitação. Foi na sala de aula que ele descobriu o que gostaria de fazer para o resto da vida. “O Sebrae tem 90% de responsabilidade na minha história como empresário. A parceria com a instituição é fundamental para a produção das minhas joias. É a realização de um sonho”, destaca Antônio.
Com sede em Quixeramobim, a Ceará Design começou em 2002 com quatro funcionários e uma produção mensal de 40 peças. À época, o faturamento era de R$ 7 mil. Hoje, a fabricação gira em torno de 150 itens e a receita chega a R$ 40 mil por mês. Para dar conta das encomendas, são necessárias oito pessoas. A produção é toda vendida a clientes brasileiros. Agora, Antônio faz planos para expandir o negócio: usar ouro nas joias. “Vou me qualificar ainda mais para usar esse metal. Meu trabalho vai ganhar requinte”, enfatiza.
Pela segunda vez consecutiva, a Ceará Design é vencedora do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que tem como objetivo reconhecer e valorizar os melhores trabalhos de artesãos do Brasil. Para o Sebrae, o artesanato possibilita a inclusão social pela geração de trabalho e renda, sendo também um instrumento do fortalecimento da identidade cultural.
Os vencedores ganham destaque nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 3ª Edição até dezembro de 2014.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias