Rio de Janeiro – Integrar dois conceitos em um mesmo espaço e aumentar o mix de produtos em dois fortes segmentos. Esse é um dos diferenciais adotados pela Lumman Calçados e Esportes, de Três Rios, cidade do centro-sul fluminense. O empresário Leonardo Miguel Rezende explica que essa foi uma das mudanças mais evidentes adotadas pela empresa no último ano e que contribuíram para a conquista da etapa estadual do MPE Brasil, entre mais de 3,4 mil concorrentes do Rio de Janeiro.
“A visita dos auditores era sempre muito bem-vinda porque podíamos comprovar que estávamos no caminho certo e a cada etapa sentíamos que estávamos mais perto de vencer. A gente sonhava, tinha esperança e, quando ganhamos, toda a equipe comemorou muito”, diz o empresário.
O MPE Brasil, iniciativa que premia micro e pequenas empresas, se caracteriza por promover uma profunda avaliação dos diferentes aspectos do negócio. Promovido pelo Sebrae, Grupo Gerdau, Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e Movimento Brasil Competitivo (MBC), a proposta é que, através do diagnóstico, o empresário possa visualizar os pontos fortes e reconhecer o que deve ser melhorado.
O proprietário da Lumman Calçados reconhece a contribuição do Sebrae na trajetória do negócio. O relacionamento com a instituição teve início quando Leonardo entrou na faculdade de Administração de Empresas, aos 18 anos. O empresário começou a trabalhar com o pai, que tinha 43 anos de experiência no comércio. “Queria adotar novas técnicas. Por isso, fiz muitos cursos para unir o conhecimento teórico e a aplicação prática. Sempre digo que o Sebrae me ensinou e me avalizou porque, como resultado desse processo, acho que meu pai pensou: ‘o menino pode estar certo’”, brinca Leonardo.
Hoje, aos 36 anos, o empresário assumiu plenamente o comando do grupo Rezende – formado por nove lojas em cinco municípios – Três Rios, Paraíba do Sul, Barra do Piraí, Barra Mansa e Além Paraíba, em Minas Gerais. Espera-se que a décima unidade seja inaugurada ainda este mês. A Lumman Calçados e Esportes é a empresa líder do grupo, onde são aplicadas inovações que, quando se mostram acertadas, são adotadas nas outras lojas. A meta é transformar todas as unidades em uma rede padronizada com a bandeira Lumman.
A gestão se destaca ainda pela adoção de práticas consolidadas em manual para as diferentes áreas como vendas, crediário, estoque, marketing e Recursos Humanos. Os procedimentos padrão, argumenta Leonardo, ajudam a manter a unidade e aprimorar os processos que vão da administração do dia a dia, treinamento constante dos empregados à identidade visual das lojas. O funcionários são considerados um dos ativos mais valiosos do negócio.
Qualidade
“Investimos muito na excelência do atendimento. Além disso, elaboramos um plano de carreira que dá perspectivas aos nossos colaboradores, como preferimos chamar, e aumenta o comprometimento deles com a empresa. Para se ter uma ideia, nossa equipe conquistou todas as promoções dos últimos dois anos. Não precisamos contratar ninguém de fora. Melhor do que isso, só ganhar o prêmio MPE Brasil em março. Entramos para fazer bonito”, orgulha-se.
Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias