Brasília – A tradicional garapa agora pode ser levada para casa engarrafada. Em Alumínio (SP), o empresário Rafael Luques lançou no mercado o primeiro caldo de cana engarrafado. Ele investiu R$ 100 mil, desde os primeiros testes em laboratório até a aprovação final do produto. O Sebrae prestou consultoria jurídica, orientação sobre o planejamento da fábrica e a gestão de empresa.
O maior desafio foi aumentar a durabilidade do produto. O processo de produção foi desenvolvido em um ano, com ajuda do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).
Na empresa, a sustentabilidade é a palavra chave. Depois de esmagado, o bagaço da cana abastece a caldeira que aquece a água da fábrica. Hoje, a empresa produz 100 mil garrafas por mês, mas tem capacidade para fabricar até um milhão de unidades. O faturamento varia entre R$100 mil e R$ 150 mil, por mês. A expectativa de Luques é chegar a meio milhão de reais, no próximo ano. Para isso, ele busca novos mercados.
O Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) deste domingo vai mostrar como o Sebrae contribuiu para o negócio. O programa começa às 7h30 de domingo (30), na TV Globo. Depois, será reprisado às 9h05 pela Globo News. O Canal Futura também exibe o PEGN na segunda-feira (01), às 16h30, e, na terça-feira (02), às 6h e às 13h.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7851 / 3243-7852 / 2104-2771 / 2104-2775 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias