Rio de Janeiro – Sofisticação, charme e sustentabilidade são algumas das características apresentadas pelas seis empresas representantes do Distrito Federal no Rio-à-Porter, salão de negócios do Fashion Rio, evento de moda que termina nesta sexta-feira (9), na capital fluminense.
Fibra de bambu, garrafas PET, algodão orgânico e malha que já vem com filtro solar e fator de proteção de até 90% são alguns dos destaques da Galeria Andante. A escolha desse tipo de tecido é uma característica da marca que, desde 2009, investe na sustentabilidade como um diferencial importante no mercado. Para agregar ainda mais valor às peças, a camiseteria encomenda estampas de artistas plásticos do Distrito Federal, consideradas exclusivas porque a confecção é limitada e todas as peças são numeradas.
“Vim ao evento para marcar território e expandir a marca para todo o país. Planejo trabalhar com e-commerce, além da diversificação da linha de produtos como acessórios e brindes e ainda a criação de um portal que reúna iniciativas sustentáveis. Acredito no valor do trabalho que faço, porque tenho como foco a inovação constante de produtos e processos”, define a empresária Mábel De Bonis, integrante do polo de moda do Sebrae no Distrito Federal há dois meses.
A Difuzi, grife de moda feminina, é outra pequena empresa recém-chegada ao polo e que estreia em um evento nacional. No comando do negócio, o casal Charles Gomes e Fernanda Dias faz um balanço positivo da experiência. “Fiquei orgulhosa por ver minhas criações ao lado de marcas consagradas”, avalia a designer de moda.
Há três anos no mercado, a Difuzi conquistou em novembro passado o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, na categoria Comércio. A premiação é concedida aos negócios de pequeno porte que se destacam por adotar conceitos e práticas de excelência de gestão. Para Charles Gomes, que cuida do gerenciamento da marca, o Rio-à-Porter pode ser considerado mais um divisor de águas na condução do negócio.
“Além dos contatos de vendas para outros estados, também conhecemos empresas que criam estampas exclusivas e fornecedores de matérias-primas. Recebemos até a visita de um profissional. Ele ficou muito interessado no nosso trabalho e quer ser o representante exclusivo da Difuzi no Rio de Janeiro”, comemora.
Reconhecimento
Escolher pelo computador o modelo e estampas de tênis, também de autoria de artistas plásticos brasilienses, é o diferencial da loja on line Muv Custom Shoes, que completa um ano no final deste mês. O polo de moda do Sebrae no Distrito Federal foi um fator importante para o crescimento da empresa, como reconhecem os proprietários.
“Já participamos de duas edições do Rio-à-Porter e do São Paulo Fashion Week, onde nossos produtos foram apresentados na loja do evento reservada para produtos inovadores. Depois disso, continuamos a parceria com o estilista brasiliense Sann Marcussy, no desfile Babilônia Moda Hype, que reúne os novos talentos do Rio de Janeiro. O Rio-à-Porter é uma plataforma muito importante para a visibilidade da marca. Os novos modelos que apresentamos aqui foram muito elogiados”, diz Miguel Marinho. “Há um ano nem pensávamos em qualquer uma dessas possibilidades”, completa Vinicius Matteo.
Também participaram do evento as empresas Chica Neta Bolsas e as confecções de moda feminina Must e Avanzzo.
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