Porto Alegre – Quatro micro e pequenas empresas (MPE) gaúchas apoiadas pelo Sebrae no Rio Grande do Sul estão participando do Movimento HotSpot, iniciativa que premiará produtos marcados pela inovação e criatividade de todo o país. Três delas integram o projeto Desenvolver a Indústria da Moda da Região Metropolitana de Porto Alegre.
As empresas Dressper e Karen Raíssa concorrem com as propostas Color Beat e Tessitiras em síntese. Já a Alma Gorda está inscrita com quatro projetos: Caricaturas em tecidos, Ilustras bordados, Acessórios de cadarço ilhós e Sketchbook. A quarta empresa gaúcha na competição é a MiniMim, que faz parte do projeto Desenvolver a Indústria da Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte Gaúcho e está concorrendo com o trabalho Colorindo a Infância.
Para Keithiene Perhacke, da Dressper Acessórios, participar do Movimento HotSpot é uma forma de dar visibilidade à marca. “Nosso principal objetivo ao nos inscrever foi dar mais destaque ao nosso trabalho e aos produtos da nossa empresa em âmbito nacional”, afirma a empresária. O projeto da Dressper está inscrito na categoria Moda e consiste no desenvolvimento de peças de vestuário com tecidos reaproveitados. “Produzimos uma calça a partir de sobras de tecidos de sofá”, exemplifica Keithiene. A empresa de Campo Bom (RS) participa de ações do Sebrae há cerca de dois anos.
O desejo de ampliar a rede de contatos, possibilitando a venda e divulgação dos produtos para outros estados, também levou a empresária Candice Eckert ao HotSpot. “Acredito que a iniciativa é uma forma diferente de apresentar a MiniMim e o conceito da marca aos colegas da área de moda e clientes”, pondera. A confecção infantil concorre com projeto composto por peças confortáveis, coloridas e destinadas a crianças de 0 a 6 anos. “O universo infantil está muito parecido ao adulto nas roupas e atitudes. Enxergando isso, decidi fazer diferente e desenvolver produtos com cores, magia, diversão, praticidade e alegria nos modelos e materiais utilizados”, detalha Candice.
Realizado pelo Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), o movimento HotSpot busca, expõe e premia talentos inovadores e criativos em 11 categorias – arquitetura, moda, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ideia, ilustração e música. Um grupo de curadores escolherá os melhores projetos. Todos os vencedores receberão R$ 10 mil. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto. Na categoria Moda, o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada na São Paulo Fashion Week (SPFW) ou no Fashion Rio.
Parceiro no HotSpot, o Sebrae firmou convênio com o In-Mod para que as micro e pequenas empresas possam participar da SPFW, do qual o Movimento HotSpot faz parte. Este convênio contempla missões técnicas para a semana de moda de São Paulo, entre outras ações. “Para participar das atividades, todas as empresas têm de ser aprovadas pela exigente curadoria da SPFW. O papel do Sebrae é deixá-las aptas a participar deste processo”, explica a gestora do projeto Desenvolver a Indústria da Moda da Região Metropolitana de Porto Alegre, Camila Ferraz.
Na opinião da gestora do projeto Desenvolver a Indústria da Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte Gaúcho, Laura Rocha, a participação das empresas no movimento demonstra que a capacitação e gestão dos negócios de moda é o caminho certo para o reconhecimento no mercado.
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