Rio de Janeiro – Em mais um dia do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, especialistas alemães e brasileiros debateram os desafios da internacionalização de pequenos negócios durante o workshop “Atual Cooperação entre PMES”. O evento, com sede no Rio de Janeiro, termina nesta terça-feira (20).
“Estamos falando de um setor importante que produz crescimento, desenvolvimento e gera empregos. A internacionalização faz parte da agenda do governo brasileiro que tem vários programas de difusão. Empresas estrangeiras que quiserem se instalar aqui têm os mesmos direitos”, ressaltou Fábio Santos Pereira Silva, coordenador geral do Departamento de Micro e Pequenas Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Durante o encontro, citou-se a necessidade de conferir mais visibilidade às linhas de financiamento à exportação no Brasil, promover maior integração entre empresas dos dois países, conhecer as regras do mercado externo, detectar possibilidades de negócio, investir em produtos ou processos inovadores e na maior aproximação com as universidades. “Antes de conquistar o mercado interno, as empresas precisam se preparar, conhecer as demandas e sua capacidade de atendimento”, reforçou Lígia Dutra, representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
“Mais do que simplesmente transferir tecnologia, podemos pensar também em um modelo mais flexível que permita uma colaboração entre empresas alemãs e brasileiras para disseminação do conhecimento. Para estimular a internacionalização, negócios desse porte também não podem ser sobrecarregados com bitributação”, sugeriu Reinhold Festge, presidente da Lateinamerika-Initiative (LAI).
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