Como podemos ajudar nossos clientes a manter contato com as comunidades através do Facebook?
As empresas e as marcas têm uma excelente oportunidade de participar no compartilhamento (dar e receber) e discussões reais com seus clientes e fãs no Facebook.
Aqui estão algumas dicas.
1. O começo (super fácil)
Configurar uma página no Facebook para o seu cliente é realmente simples. Basta ir a página e seguir as instruções. Observe que você vai precisar de uma conta pessoal de usuário para configurá-lo.
O resto é sobre o conteúdo e construção da comunidade.
2. Definir o Estágio
Você pode colocar qualquer coisa em uma página do Facebook, mas é claro que tem um conteúdo que vai envolver o seu público de uma forma permanente.
Inclua informações como novidades/lançamentos e mensagens promocionais (promoções que serão executadas e como elas serão incorporadas).
Quantas vezes você deve postar?
Infelizmente, não há nenhum número mágico, embora tenha estudos sobre as melhores épocas para o engajamento no Facebook.
Avise o seu cliente para começar com um post a cada dois dias, usar o Facebook’s built-in Insights app para controlar o like e o engajamento do público e, em seguida, ajuste o horário conforme necessário.
Concentre a atenção do seu cliente sobre o conteúdo propriamente dito.
Uma regra de ouro: Todo post que você publica deve dar aos seus fãs uma razão para se envolver.
3. Conseguir que as pessoas “like” sua comunidade
Para construir a sua base, comece com os fãs mais leais de seus clientes, os que já existem. Coloque uma chamada com boletins informativos de e-mail e verifique se a página do Facebook é visível no site do seu cliente, blog, Twitter e em todos os materiais promocionais , especialmente as concedidas em eventos offline. Note que o Facebook tem regras específicas sobre como a mensagem pode ser referenciada e vinculada. Fique atento as diretrizes e regras das permissões do Facebook.
Há muitos benefícios para os concursos no Facebook. Os concursos dão aos seus clientes uma maneira divertida de interagir com a marca do seu cliente e uma razão para voltar a visitar e ver quem fica com o prêmio. E o mais importante é fazer com que seus fãs ganhem os prêmios prometidos.
4. Torne seus fãs especiais
Depois de ter fãs leais no Facebook, comente e participe na página do seu cliente.
Recompense com algo especial e diferenciado. Um simples cupom já é de bom agrado. E a exclusividadecom certeza irá atrair novos fãs.
5. Assessoria para sua página do Facebook
Questione, faça perguntas.
Incorpore próximos eventos, lançamentos de produtos e outros aocntecimentos no calendário no conteúdo do seu cliente.
Use aplicativos de terceiros para construir guias.
Conheça os seus fãs através dos concursos, eventos e conteúdos postados no mural.
Mesmo que haja vários pessoas na administração da sua comunidade, confie apenas uma pessoa responsável para o calendário geral e ao conteúdo dos principais tópicos da empresa.
Dê uma lida nas promoções do Facebook, as orientações, diretrizes e permissões da marca.
Dê aos fãs um pouco do poder.
Os fãs gostam de ser ouvidos e garanta sempre que alguém acompanhe e responda rapidamente os comentários, dúvidas e reclamações de seus clientes.
Via mashable
Mais informações no site:
http://mashable.com/2011/05/05/pr-pro-facebook-guide/