Manaus – Os produtores do Assentamento Panelão, no município de Careiro (AM), comemoraram nesta semana a realização de um sonho. O Sebrae no Amazonas entregou a eles 45 mil embalagens de 1kg, elaboradas por consultores da instituição, para a farinha produzida pela comuninade. Os pacotes levam a marca da fábrica mantida pelos agricultores e assinalam a qualidade do produto.
O Assentamento Panelão vai comercializar a farinha em Manaus. A mandioca com que o produto é fabricado é colhida na propriedade onde vivem e trabalham os agricultores. “Essa entrega faz parte dos nossos projetos voltados para o desenvolvimento nos Território da Cidadania”, esclarece o diretor-técnico do Sebrae no Amazonas, Maurício Saffair.
“O Sebrae nos colocou no mercado e mostrou que é possível produzir farinha. Fico emocionada ao ver, em minhas mãos, essas embalagens. Era um sonho que a gente tinha há muito tempo”, comemora a presidente da Associação Agrícola Comunitária do Panelão, Maria Margareth Farias. A associação conta com 140 produtores rurais e a nova meta da comunidade, segundo revela Maria Margareth, é buscar o Selo de Inspeção Federal (SIF) para comercializar o produto em outros estados.
Ela conta que, antes da chegada do Sebrae, muitas pessoas pensavam em vender suas terras e ir tentar a vida na capital. “O plantio da mandioca e a produção da farinha exigiam muita força de trabalho e não geravam retorno financeiro. Com o tempo, a gente percebeu que é possível produzir e ganhar dinheiro. Os cursos e oficinas nos ensinaram a ser empreendedores profissionais. Hoje, estamos cada vez melhores na produção e nas vendas”, conta.
Atualmente, o Assentamento Panelão produz farinha de mandioca (um produto indispensável nas refeições típicas dos estados das regiões Norte e Nordeste) e subprodutos do beneficiamento da raiz, como beiju, farinha de tapioca, tucupi e pé-de-moleque. A prefeitura de Careiro, inclusive, é um cliente certo do assentamento. A administração municipal compra dos assentados os beijus e a farinha que fazem parte da merenda nas escolas do município.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Socorro Corrêa, os produtores do assentamento receberam apoio durante três anos. Os técnicos do Sebrae capacitaram os agricultores para a produção e beneficiamento da mandioca de forma associativa, além de prepará-los para a conquista de mercados e para a gestão do negócio.
“Um produto tem que ter uma apresentação adequada. Ao passo que capacitávamos os produtores, juntamente com as lideranças da comunidade, desenvolvemos a embalagem que tem a cara do Assentamento Panelão”, completou Seffair.
Serviço
Sebrae no Amazonas (92) 2121.4991
www.am.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800c
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias