Fortaleza – Com uma diversidade que vai do exotismo à beleza das flores, passando por folhagens das mais variadas espécies, a floricultura cearense dá a largada e se prepara para eventos esportivos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
Uma missão empresarial de 15 produtores participa, de 23 a 28 de janeiro próximo, da IPM-Essen, feira setorial na Alemanha que reúne tendências mundiais e inovações, com a presença de produtores e fornecedores do mundo inteiro.
No Ceará, a busca por novas tecnologias tem sido tendência do segmento, que cresce nos últimos anos por conta da criação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Floricultura. A entidade há três anos reúne integrantes dos setores público e privado para discutir mensalmente possíveis entraves à atividade.
O aprimoramento gerencial e tecnológico dos produtores mais antigos e a entrada no mercado de novos empresários com experiência gerencial adquirida em outros setores contribuem para esse desenvolvimento, assim como a criação da Associação Cearense dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais, em 2010. A entidade ajudou a ampliar a prática associativista entre os produtores.
Com mais acesso à tecnologia e estímulo do Sebrae no Ceará por meio de programas, ações gerenciais, ações tecnológicas, de mercado e associativas, a floricultura cearense se prepara para repetir o mesmo desempenho registrado na sua fase de maior expansão, que aconteceu entre 1999 e 2004.
Na época, estudo do Sebrae constatou que 78% das flores compradas no estado vinham de São Paulo. Diante dessa realidade, governo estadual e parceiros passaram a estimular os produtores locais e realizaram novos investimentos no setor.
Serviço
Sebrae o Ceará – (85) 3255.6820 / 32556609 – www.ce.agenciasebrae.com.br
Assista a um vídeo sobre uma história de sucesso do Sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias