Salvador – O empreendedor Everson Stoelben começa a trabalhar cedo. Às quatro horas da manhã, já está com um carro repleto de hortaliças na feira do Centro de Abastecimento de Barreiras, oeste da Bahia. A rotina desse jovem de 26 anos exige muita disciplina e traquejo no comércio disputado da feira, mas ele consegue destaque pela qualidade dos produtos, pontualidade e boa negociação com os clientes.
Há um ano e meio, Everson vende hortaliças como Empreendedor Individual (EI). Ao se formalizar, passou a emitir nota fiscal e a clientela aumentou. Atualmente, ele fornece para 12 pontos da cidade, como supermercados e até uma grande rede atacadista. “O meu negócio melhorou depois que passe a emitir as notas fiscais, fato que só foi possível após me legalizar como EI. Outros clientes apareceram e consegui fechar novos pontos de entrega de minhas folhagens. A formalização foi muito vantajosa para mim”, conta.
Segundo o coordenador do Sebrae na Bahia em Barreiras, Emerson Cardoso, a formalização é fundamental para o crescimento das empresas e abre uma série de oportunidades. “Trabalhar legalizado, além de evitar problemas com a fiscalização, possibilita acesso a linhas de financiamento em condições diferenciadas, facilita o comércio com médias e grandes empresas, e permite à pequena empresa participar de licitações e compras públicas. Também traz benefícios previdenciários, como aposentadoria, licença-maternidade e auxílio-doença”.
Devido ao crescimento do negócio, Everson já pensa em migrar para microempresa. “Meu faturamento tem aumentado e em breve já devo sair da condição de Empreendedor Individual. O que também vai possibilitar a emissão de notas fiscais eletrônicas e conquistar mais clientes que fazem essa exigência”, diz.
A variedade e as verduras frescas oferecidas por Everson atraem cada vez mais clientes. As hortaliças vêm da zona rural de Barreiras. Segundo ele, o dono da propriedade onde são plantadas as folhagens, Edmilton Schermen, optou por investir na terra e, hoje, a irrigação é toda computadorizada. Por conta da evolução tecnológica, a estiagem não trouxe grandes impactos à plantação. Everson ainda consegue repassar o produto para o consumidor até 30% mais barato do que normalmente é negociado no mercado. Devido ao trabalho árduo, as vendas já foram triplicadas.
Está nos planos do comerciante montar no bairro de Barreirinhas um mercado voltado somente para fruticultura e hortaliças, além da compra de um carro maior e adaptado para o transporte dos produtos, que devem ser mantidos sempre frescos. Para continuar crescendo, o empreendedor pretende se capacitar através de cursos do Sebrae oferecidos na Exposição Agropecuária de Barreiras (ExpoBarreiras) – como formação de preço e controles financeiros – e cursar Administração de Empresas. “A dedicação integral ao trabalho me faz acreditar na carreira de empreendedor”, diz.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias