Rio de Janeiro – Mestre de bateria da escola de samba Porto da Pedra, de São Gonçalo (RJ), Thiago Diogo já perdeu dinheiro por trabalhar na informalidade. Ele conta que chegou a recusar quatro convites em um mês para se apresentar junto com os ritmistas – e isso na baixa temporada. “Com empresa não tem jogo. Ou você apresenta a Nota Fiscal ou perde o trabalho”, explica.
Thiago admite que tinha ouvido falar do Empreendedor Individual (EI), mas que não se interessou. Os motivos? Medo do custo e da burocracia. Ele mudou de opinião quando conversou com o presidente da escola e gerente de Educação e Cultura Empreendedora do Sebrae no Rio de Janeiro, Francisco Marins.
“Ele me deu uma aula. Eu não tinha ideia da quantidade de benefícios, que a inscrição era gratuita e que era tão fácil se cadastrar pela internet. Fiquei espantado”, confessa Thiago. A Lei do Empreendedor Individual, aprovada em dezembro de 2008, beneficia quem fatura até R$ 60 mil por ano.
Em janeiro, o mestre de bateria de 30 anos se formalizou pelo Portal do Empreendedor. Com a ginga de um bom sambista, ele desconversa na hora de falar sobre ganhos, mas diz que o faturamento mais que dobrou. “Casamento, festa, convenção de empresa. O que não falta é ocasião para mostrar nossa arte. Vivo do carnaval o ano inteiro e todo o grupo de ritmistas se beneficia das oportunidades. Para melhorar, só conquistando o título inédito de campeã em 2012”, brinca. O músico vai defender na avenida o enredo Da Seiva materna ao Equilíbrio da vida, que conta a história do iogurte.
Para que outros sambistas como Thiago Duarte sejam estimulados a se formalizar como Empreendedor Individual, o Sebrae no Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras) fecharam parceria em dezembro do ano passado. Eventos de mobilização, palestras nas escolas de samba e atendimentos pontuais estão entre as ações já desenvolvidas nas escolas Renascer e Grande Rio e na Cidade do Samba. As atividades serão iniciadas em outras agremiações logo depois do carnaval.
Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias