Porto Alegre – A retomada dos negócios nos últimos meses fez crescer a expectativa das empresas gaúchas quanto às vendas do estande coletivo do Rio Grande do Sul na Couromoda 2013. O objetivo é repetir o desempenho positivo de 2012, quando foram gerados R$ 15,6 milhões nos quatro dias de feira, equivalentes à comercialização de 520 mil peças. A Couromoda ocorre de 14 a 17 de janeiro, nos pavilhões do Anhembi, em São Paulo.
O Projeto Coletivo RS é realizado em conjunto pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Sebrae no Rio Grande do Sul. Neste ano, 51 micro e pequenos fabricantes de calçados e artefatos estarão presentes. Cerca de 20% das empresas farão sua estreia na feira e, como as demais, buscam sua inserção competitiva nos mercados interno e externo, realizando negócios com lojistas de todo o Brasil e importadores de diversos países. Além das empresas participantes do Estande Coletivo, outros 30 pequenos negócios estarão mostrando seus produtos no estande de Novo Hamburgo, o principal polo calçadista gaúcho.
A presença na Couromoda é o ápice de um projeto amplo, que envolve a qualificação técnica dos produtores gaúchos de calçados e artefatos. “Durante o ano, as micro e pequenas empresas recebem consultoria técnica do Sebrae em áreas como gestão, desenvolvimento de produtos, design, processo produtivo e atuação no mercado”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch. Ele ressalta que o investimento da instituição para levar os empresários gaúchos chega a R$ 235 mil.
Em 2012, o foco do trabalho foi a criação do planejamento estratégico das micro e pequenas empresas e a implementação de ferramentas de gestão por indicadores, que são medidos no início do projeto e após alguns meses para verificar a evolução obtida pela empresa. “O objetivo do atual projeto coletivo para o setor, que está em andamento, é um aumento de 20% no número de clientes e de vendas”, enfatiza o gerente da Regional Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae no estado, Marco Copetti.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias