X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Governo federal inclui Alagoas na Rota do Mel


Maceió – Pelo desempenho satisfatório na produção e comércio de mel no ano passado, o Ministério da Integração Nacional garantiu a inclusão de Alagoas, em 2012, na Rota do Mel. O projeto do governo federal pretende minimizar as desigualdades sociais das regiões produtoras, por meio do fortalecimento de atividades que gerem emprego e renda. Visa, ainda, fomentar o consumo do produto nacional.

O trabalho dos 72 apicultores associados à Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Agrícolas de Alagoas (Coopeapis) rendeu, em 2011, aproximadamente R$ 18 mil e 16 toneladas de mel, através das mais de mil colmeias em atividade. Ainda no ano passado, outras mil colmeias foram doadas pelo Ministério da Integração Nacional à Coopeapis, o que deverá intensificar o volume produzido. Para Diego Correia, presidente da cooperativa, “a inserção de Alagoas na Rota do Mel deverá fortalecer a produção regional e nacional nos próximos anos”.

A cooperativa atualmente atende aos municípios de Piranhas, Olho d’Água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Pão de Açúcar e Pariconha. A Coopeapis faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura no Sertão, projeto coordenado pelo Sebrae em Alagoas em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). O APL desenvolve ações em 15 municípios do estado.

Outro grupo atendido pelo APL Apicultura é a Cooperativa de Produtores de Mel de Abelha e Derivados (Coopmel). Somente em 2011, eles cultivaram mais de 2,3 mil colmeias e produziram 44,5 toneladas de mel, além de 146 kg de própolis. “Esses números são bastante positivos e beneficiam apicultores das cidades de Maravilha, Coruripe, Pão de Açúcar, Girau do Ponciano, Porto Calvo, Jequiá da Praia, Belo Monte, Palestina, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco”, revela o presidente da Coopmel, Bruno Uchoa.

Por meio do APL, o Sebrae em Alagoas orienta duas Casas do Mel, uma em Pão de Açúcar e outra em Piranhas. Ambas estão aptas para o processamento, embalagem e comercialização dos produtos apícolas da região. Outro município também se prepara para entrar nesse mercado: Olho d’Água do Casado, no sertão alagoano, iniciou as obras no ano passado, com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

Esse resultado positivo da apicultura no sertão alagoano se deve, além dos esforços do governo federal, estadual e do Sebrae, às características geográficas da região e ao ecossistema da caatinga, que possui 43% de plantas favoráveis à produção de mel, conhecida como flora apícola.

Serviço:
Sebrae em Alagoas: (82) 4009.1758
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot