Curitiba – Desde que entrou no ar, em agosto de 2011, o hotsite criado pelo Sebrae no Paraná para divulgar ações do Programa Sebrae 2014 já conta com mais de dois mil empresários de micro e pequenas empresas cadastrados. O portal é apenas uma das ações desenvolvidas pela instituição para estimular empreendedores do estado a aproveitar oportunidades de negócios com a realização da Copa do Mundo de 2014.
O empresário cadastrado no hotsite tem acesso gratuito ao Manual da FIFA; à agenda de cursos e eventos; aos links relacionados ao Mundial; aos investimentos públicos que serão realizados em Curitiba e Região Metropolitana em razão de jogos; a um mapa com oportunidades para micro e pequenas empresas localizadas nas cidades-sede; e aos alertas setoriais de inteligência competitiva.
Aldo Cesar Carvalho, consultor do Sebrae no Paraná e gestor estadual do Programa Sebrae 2014, afirma que, quanto mais preparados estiverem os empresários, mais chances terão de fazer negócios e desenvolver seus empreendimentos. Segundo ele, as empresas que participam da iniciativa podem apresentar melhoria em processos e produtos, aumento da produtividade, da competitividade e da credibilidade, redução de custos, melhoria da imagem, maior adaptação às mudanças e melhores condições de atingir e manter o desempenho desejado nos negócios.
“Os alertas setoriais de inteligência competitiva são análises e recomendações feitas por uma equipe de consultores do Sebrae, com base no cruzamento de informações que têm impacto sobre a realização do evento”, explica. Carvalho conta que os alertas trazem informações dos setores que serão impactados pelo Mundial, como construção civil, tecnologia da informação e da comunicação, vestuário, agronegócio, turismo e artesanato e comércio varejista e serviços.
“O Programa Sebrae 2014 vai atender à demanda de preparação das micro e pequenas empresas para o Mundial por meio de soluções, como consultorias e projetos de inovação e acesso a mercados, entre outras”, reforça José Gava Neto, gerente de Programas Estaduais do Sebrae no estado.
O Mapa de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas 12 Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta 554 oportunidades de negócios para pequenos empreendimentos em Curitiba e entorno. A relação de oportunidades foi extraída de uma lista de atividades nas quais as empresas de pequeno porte podem empreender com grande chance de sucesso. Os segmentos incluem compras governamentais e negócios feitos diretamente com o mercado.
Levantamento
No Paraná, o levantamento abrange construção civil, tecnologia da informação e comunicação, vestuário, agronegócio, turismo, comércio varejista. Alguns exemplos de micro e pequenas empresas que poderão alavancar negócios com a Copa do Mundo são as agências de viagens, fornecedores de uniformes, empresas de terraplenagem, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação, empresas de internet e infraestrutura de TI, produção de artesanato, design de produtos e embalagens, fornecedores de material e mobiliário de escritório, entre outras.
“A proposta do Sebrae no Paraná é que a Copa impulsione os pequenos negócios a melhorarem de patamar e a manterem-se competitivos sempre, e não apenas em grandes eventos como a Copa. A ideia é que o evento deixe um legado de desenvolvimento, tornando os pequenos ainda mais competitivos”, destaca Gava Neto.
O coordenador do Programa Sebrae 2014 no Paraná reforça que existe um trabalho especial de incentivo ao empreendedorismo, que visa a orientar interessados em iniciar uma atividade empresarial aproveitando as oportunidades da Copa. Para disponibilizar informações aos empreendedores com a antecedência necessária, o Sebrae no estado pesquisou questões ligadas à legislação, aos licenciamentos e às regras impostas pela FIFA, dados que foram buscados em países que já sediaram outras Copas.
Carvalho espera ainda que o aumento no fluxo de turistas no país cause impacto positivo no consumo interno e na economia, pois deve gerar entrada significativa de divisas, captadas pelos segmentos de hotelaria, transporte, comunicações, cultura, lazer e comércio varejista. “A previsão é que o país receba aproximadamente 800 mil turistas em decorrência da Copa de 2014. Esse e outros fatores devem aquecer ainda mais a economia nacional”, ressalta o coordenador.
De acordo com estudo da Ernst & Young e da FGV sobre os impactos socioeconômicos da Copa, somente com infraestrutura e organização o Mundial irá exigir investimentos de R$ 22,46 bilhões. Além disso, a competição deverá injetar, adicionalmente, R$ 112,79 bilhões na economia brasileira, com a produção em cadeia de efeitos indiretos e induzidos. No total, o país movimentará R$ 142,39 bilhões adicionais no período 2010-2014, gerando 3,63 milhões de empregos por ano e R$ 63,48 bilhões de renda para a população.
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