X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Indígenas utilizam recursos naturais de forma sustentável


Boa Vista – O conceito de desenvolvimento sustentável é amplamente utilizado nas mais diversas situações, seja em defesa da preservação da natureza, para justificar novos investimentos socialmente responsáveis, e também para comprovar que é possível produzir, gerar emprego e renda sem, necessariamente, agredir ou devastar a natureza.

Um exemplo bem-sucedido do uso racional dos recursos naturais, que serve de modelo de desenvolvimento sustentável para todos que desejam produzir levando em conta o meio ambiente, pode ser comprovado entre os wai wai, na terra indígena Trombeta Mapuera, localizada no sul de Roraima. A comunidade vem redescobrindo uma lógica simples: que é possível manter o equilíbrio entre o crescimento econômico e social e ainda proteger o meio ambiente sem esgotar todos seus recursos.

Nesse trabalho pioneiro de dois anos, o Sebrae iniciou nessas comunidades o Projeto Florestar que, hoje, está incluído no programa Territórios da Cidadania, que vem difundindo junto às famílias que vivem na localidade a importância da preservação da natureza para manutenção da qualidade de vida, ao demonstrar na prática que é possível  gerar emprego e renda utilizando os recursos da floresta.

Com esse trabalho de conscientização, o Sebrae pretende renovar nessas comunidades o compromisso dessa e das próximas gerações com o meio ambiente e levá-los a acreditar que viver da floresta também pode ser um bom negócio, do ponto de vista econômico.

O analista do Sebrae em Roraima, Ariosmar Barbosa, explicou que as ações foram pensadas com a missão principal de apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis, por meio de iniciativas de capacitação e assessoria técnica às comunidades indígenas e tradicionais, que vivem e produzem em áreas de floresta na região. Ele explicou que a ideia do Sebrae é fortalecer a consciência ambiental da sociedade local, permitindo que eles conheçam as diversas formas de utilização racional dos recursos florestais e estimular a geração de renda, priorizando negócios sustentáveis que respeitem a natureza e o compromisso socioambiental desses povos.

Para entender o alcance do projeto, Barbosa disse que as ações são desenvolvidas em uma área que compreende duas terras indígenas. Juntas, as duas áreas somam mais de um milhão de hectares só em Roraima, onde vivem em torno de mil índios, distribuídos em oito comunidades: Anauá, Xari, Cobra, Samaúma, Macará, Jatapuzinho, Catual e Soma.

Serviço:
Atendimento à imprensa:
(95) 2121.8000
Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot