Porto Velho – A inovação entrou definitivamente na pauta do governo de Rondônia, com a assinatura entre a administração pública e oito micro e pequenas empresas (MPE) de contratos de transferência de recursos para investimentos na competitividade.
Juntos, os empreedimentos devem receber R$ 1,591 milhão em recursos do projeto Inovação Rondônia, subsidiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e executado pela secretaria estadual de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Sebrae em Rondônia e Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).
A proposta do programa é ampliar a competitividade das MPE no mercado, por meio da implantação de novos processos e desenvolvimento de equipamentos e produtos inovadores. “As empresas terão 18 meses, em média, para colocar em prática os projetos de pesquisa aprovados”, informa Carlos Alberto Machado de França, coordenador do projeto.
Os contratos foram assinados nesta semana pelos representantes das empresas e pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura. As empresas signatárias entrarão com uma contrapartida mínima de 5%. “Esses contratos estimulam o estado a continuar investindo no crescimento das microempresas, especialmente as inovadoras”, destacou o dirigente.
“Nossos planos são otimizar e aumentar a produção, ao reduzir o trabalho manual. Também pretendemos aumentar o prazo de validade dos produtos”, afirma Edma Maria Golin, proprietária da fábrica de bombons regionais Vovó Edma e uma das participantes do projeto.
Também foram contempladas com os recursos dessa primeira etapa, dentre outras empresas, a F P Carvalho & Cia Ltda, que planeja implantar o eletropolimento em aço inox, a N A Engenharia, que trabalha na criação de um equipamento para aplicação de argamassa polimétrica em edificações, e a Biofish, que está desenvolvendo uma ferramenta para extrair espinhos do peixe tambaqui mirim.
Serviço:
Agência de Notícias do Sebrae em Rondônia – (69) 3217-3829 / (69) 3321-3296
www.ro.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias