Um trauma pode abater um empreendedor para sempre. Mas existem 4 apoios que podem ajudá-lo a se levantar
Experiências traumáticas podem acontecer coma qualquer um. Sejam derrubando você ou o levando-o ao crescimento, tudo depende da maneira com que você se prepara.
Todos nós enfrentamos turbulências inesperadas tanto na vida pessoal quanto nos negócios.
Às vezes, elas são o resultado de uma boa notícia que pode, no entanto, ser uma experiência estressante, como o nascimento de um filho ou uma nova tarefa desafiadora no trabalho.
Outras vezes, são muito traumáticas e negativas: por exemplo, uma doença ou uma morte na família, o fim de um relacionamento romântico, ou a perda da segurança financeira e profissional.
O trauma pode oprimi-lo, mas ele também pode, eventualmente, levá-lo a um intenso crescimento pessoal. Depende muito de quanto você está preparado, e quanto você coloca para construir os pilares que pessoas bem sucedidas se apoiam.
Esse artigo fala sobre como lidar com o fracasso, bem como a tragédia.
Eu passei muito tempo com algumas pessoas incríveis, como resultado do meu trabalho, incluindo muitos que serviram nas forças armadas – na verdade tenho um amigo fuzileiro.
Eu também tive a oportunidade de aprender com alguns deles sobre como transformar uma experiência negativa traumática – por exemplo, ser gravemente ferido em combate – em um trampolim para o crescimento positivo.
E esse é um grande desafio que pode nos inspirar: como encontrar comunhão, propósito e crescimento, quando tudo sobre a comunhão que você se comprometeu chegou ao fim.
Crescimento pós-traumático
O estudo do crescimento pós-traumático é relativamente novo.
Tradicionalmente, a psicologia olhava para o estresse e trauma “através de uma lente negativa, com maior ênfase para o transtorno de estresse pós-traumático e as implicações negativas para a saúde”, de acordo com um resumo.
A ideia é que, apesar de trauma em si ser negativo, a experiência de lidar com ele pode levar a relações pessoais melhores, autoconfiança, gratidão e desenvolvimento espiritual.
Os 4 apoios
A fim de perseverar e crescer, no entanto, você precisa ser capaz de se apoiar sobre os 4 pilares de relacionamento:
- O seu relacionamento com você mesmo (autoestima e auto-percepção).
- Seu relacionamento com a família (ou a sua família biológica ou as pessoas que você construiu relações familiares).
- Seu relacionamento com as comunidades que você está envolvido (qualquer uma delas, desde grupos amadores e equipes esportivas como comunidades profissionais, como seus colegas de trabalho e colaboradores).
- A sua relação com o universo (quer seja se isso significa a crença em Deus, participar de uma organização religiosa, ou simplesmente um exame bem pensado de panoramas maiores).
Pense nisso como os aros de uma roda de bicicleta. Se 1 ou 2 são fracos – especialmente como resultado de uma experiência traumática. Tudo bem, desde que todos os outros sejam fortes.
Se eles, um por um, se tornarem mais fracos, em algum momento, alguém terá que ceder. Isso é o que estamos tentando evitar.
___
Este artigo foi adaptado do original, “This Is How Successful People Turn Trauma Into Triumph”, da Inc.