Qual a melhor maneira de vencer o obstáculo inicial e conquistar imediatamente a simpatia das pessoas?
Se você está em reunião com um cliente pela primeira vez, ou vai iniciar um novo trabalho, você quer passar uma boa primeira impressão, não é mesmo?
Mas, além do óbvio – ser amigável e gentil, educado e se vestir corretamente – há algo mais que pode ser feito para que as pessoas gostem de você imediatamente?
O psicólogo Robert Cialdini aponta uma estratégia como a mais negligenciada que é buscar, rapidamente, pontos em comum com a pessoa com que você está interagindo para se criar um nível de confiança compartilhada.
A conexão não tem que ser única, ou significativa. Talvez vocês têm uma história parecida, ou cresceram em lugares próximos, por exemplo. Mas isso serve a um propósito psicológico poderoso que podem aumentar as chances das pessoas irem com a sua cara imediatamente.
Se você já sabe com quem irá se reunir com antecedência, você não deve, em momento algum, hesitar e pesquisar um pouco mais sobre essas pessoas.
Vá ao Facebook e LinkedIn e veja o que essa pessoa tem de informação sobre si mesma. As coisas que estão sendo compartilhadas online não são nenhum segredo e, se encontrarmos algum detalhe em comum, poderemos tirar um ótimo proveito disso.
Se a reunião for espontânea (como uma conferência com alguém), é possível conduzir a conversa para identificar interesses em comum. Não hesite em oferecer algumas informações sobre você, desde que seja adequada ao local de trabalho e à ocasião.
Há uma pesquisa que mostra que a auto revelação é recíproca e, significa que se você compartilhar detalhes sobre si mesmo, as pessoas tendem a também falarem sobre si mesmas e quando as coisas comuns se encontram, temos um ótimo relacionamento.
Isso pode parecer uma conversa fiada para muitas pessoas, mas Cialdini acredita que ela seja fundamental para o sucesso nos negócios.
A fraqueza dos seres humanos é que tendemos a não fazer o que é feito por culturas ancestrais: passar o tempo de maneira sociável, interagir com outras pessoas para que haja um contexto de comunalidade reconhecido pelas partes envolvidas, de modo a fazer com que as interações subsequentes ao primeiro contato sejam mais tranquilas e recíprocas.
A próxima vez que você estiver esperando para passar uma grande primeira impressão, a sua melhor aposta precisa ser encontrar, rapidamente, um terreno comum e fertiliza-lo o mais rápido possível.
As pessoas preferem se relacionar com semelhantes
Isso significa, estabelecer aquilo que muitas pessoas conhecem como rapport, que é a maneira de criar uma conexão entre os interlocutores e além disso, a simpatia entre os negociantes em uma reunião.
O dicionário The American Heritage define o rapport como a relação especialmente única de confiança ou afinidade emocional entre as pessoas.
Cria o rapport pode ser entendido como o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação. Uma vez mais temos a palavra confiança sendo utilizada para a definição desta técnica.
E, criar laços em comum entre os interlocutores é o maior aliado de uma pessoa que quer estabelecer uma imediata boa impressão e assim, conquistar aliados em seus relacionamentos.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Get Someone to Like You Immediately”, da revista Forbes.