Warren Buffett nunca contou toda a história de sua vida. Isso até 2009, quando o Oráculo de Omaha deu à talentosa escritora Alice Schroeder acesso sem precedentes à sua vida, obra e sabedoria.
No livro The Snowball: Warren Buffett and the Business of Life , Buffett ofereceu uma miríade de opiniões, incluindo conselhos de carreira para estudantes universitários que você pode aplicar em sua própria carreira:
As pessoas me perguntam onde deveriam trabalhar, e eu sempre digo a elas que trabalhem por quem mais admiram. É loucura aceitar empregos intermediários só porque ficam bem no currículo. É como guardar sexo para a velhice. Faça o que você ama e trabalhe por quem você mais admira, e você se deu a melhor chance na vida que você pode.
Esqueça o conselho sobre como subir a ardilosa escada corporativa para construir o currículo perfeito que vai conseguir aquele cobiçado emprego na empresa dos sonhos. Não, a verdadeira chave para o sucesso não é criar o histórico perfeito “no papel” – é encontrar alguém para quem trabalhar que tenha o poder de impulsionar sua carreira, mais rápido do que você faria por conta própria.
Puro e simples, o melhor trabalho não deve ser aquele que paga mais, mas aquele cujo chefe você mais admira. Outra razão pela qual Buffett gosta de citar Isaac Newton, que afirmou: “Se eu vi mais longe do que os outros, é por estar nos ombros de gigantes.”
Ao negligenciar essa lição de carreira, diz Buffett, você não está se dando a melhor chance de ter sucesso na vida. E a realidade pode ser que essa pessoa “admirável” pode ser alguém em uma função de liderança em sua empresa agora.
Um líder digno de admiração
A pessoa que você mais admirará, sem dúvida, será um líder a quem você está disposto a dar o melhor de si.
Há uma compensação aqui: este é um líder que irá prepará-lo para o sucesso a longo prazo, permitir que você fracasse e dar sentido e propósito ao seu trabalho. Em troca, há lealdade, comprometimento e motivação intrínseca dos funcionários – questões do coração que dão às empresas uma verdadeira vantagem competitiva.
Por sua vez, ser orientado e orientado por esses líderes irá catapultar você para o sucesso na carreira. Isso diz muito sobre o quão longe e rápido uma carreira pode avançar quando você está sob a liderança de alguém que se preocupa com você e com o desenvolvimento de sua carreira.
Líderes admiráveis, claramente declarados, são rotulados como tal porque realmente se preocupam com os contribuintes individuais em um nível humano. Eles estão sinceramente interessados em conhecê-los – seus interesses, preocupações, sonhos, pontos fortes, dons e objetivos.
E no final, como Warren Buffett atestou, eles farão aqueles ao seu redor melhores e mais bem-sucedidos.