X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Laranjal do Jari é destaque no Prefeito Empreendedor


Brasília – Assim que se tornou prefeita de Laranjal do Jari, em 2005, Euricelia Melo Cardoso, decidiu que era hora de investir no empreendedorismo da população local. A primeira preocupação da prefeita foi criar um ambiente favorável aos negócios na cidade. A exemplo do que acontece em outras regiões do país, boa parte dos empreendimentos do município funcionava à margem do processo legal, sem licença, alvarás, fiscalização e outros procedimentos previstos em lei.

Uma das primeiras providências adotadas por Euricelia ao assumir a administração da cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, no sul do estado, foi procurar o Sebrae para estabelecer uma parceria destinada à implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O objetivo era favorecer a formalização empresarial e as compras governamentais de produtos e serviços fornecidos por pequenos negócios e empreendedores individuais.

A lei foi sancionada em março de 2011, já no segundo mandato da prefeita, e possibilitou a regularização de mais de 500 pequenos empreendimentos. O impacto da norma na economia local foi positivo, gerando emprego, renda e inclusão social.

Em parceria com o Sebrae, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Previdência, Receita Estadual e Conselho Regional de Contabilidade, a prefeitura fez uma grande ação de formalização. Durante a Semana de Registro e Legalização de Empresas, o processo de registro de empreendedores individuais (EI) e de micro e pequenas empresas (MPE) levava apenas quatro horas, em todos os órgãos exigidos.

A difusão da informação foi outra preocupação da prefeita. Os empreendedores participaram de cursos voltados à qualificação dos pequenos negócios para as licitações municipais. Os incentivos se estenderam ao caixa das empresas. O ISS (Imposto Sobre Serviços) pago pelos micro e pequenos empreendimentos foi reduzido em até 50%, segundo a quantidade de mão de obra empregada. A iniciativa elevou o número de pessoas com carteira assinada e aqueceu a economia local.

As medidas de desburocratização no processo de legalização de empresas incluíram a isenção de alvará e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) durante o primeiro ano de existência do empreendimento. As MPE passaram a ter prioridade nas compras públicas municipais e os arranjos produtivos locais do turismo também receberam tratamento diferenciado.

Para os empresários que optaram pelo pagamento de impostos pelo Simples Nacional, foi concedido o parcelamento de débito relativo ao ISS. Os demais débitos com o município foram parcelados em até 60 vezes, com o valor mínimo de R$ 50 por parcela.

Pelas iniciativas de sucesso adotadas na cidade de Laranjal do Jari, Euricelia Melo Cardoso ganhou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Melhor Projeto pela Região Norte.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot