Que tal fazer a sua equipe confiar em você? Aqui está o que precisa ser feito
Por que alguns líderes mantém as coisas em segredo quando as grandes mudanças estão chegando?
Muitas pessoas adoram surpresas quando elas vem sob a forma de um presente. Mas quando se trata de mudanças no trabalho, nem todo mundo gosta de surpresas.
Nenhuma pessoa consegue ficar feliz quando seu líder mantém tudo escondido até o momento em que as mudanças aconteceram. A maioria das pessoas de fato ficam ressentidas e desconfiadas.
Há questões que requerem planejamento e tempo apropriado. Por isso é importante ter uma estratégia de comunicação e diálogo no local e um plano claro do que vai acontecer com todos os envolvidos.
Também é preciso trabalhar com pessoas que sejam capazes de processar a mudança e identificar os passos críticos necessários para realiza-la com sucesso.
Muitas vezes deixamos de envolver aqueles que são diretamente afetados pela mudança, e provavelmente, responsáveis pelo sucesso de longo prazo.
Quem saberia melhor do que os seus funcionários os obstáculos que podem impedir sua equipe de ser bem sucedida?
Como líder é importante ser transparente em sua comunicação. Isso não significa ser imprudente, mas sim ser aberto, honesto e claro. Compartilhar uma comunicação clara e com propósito é a chave para a liderança.
Aqui estão 3 dias para ajudar você a ter mais sucesso através da mudança, enquanto constrói uma confiança maior em seus funcionários.
#1. Conheça a finalidade da mudança
É realmente necessária a mudança? Mudar para o bem da mudança provavelmente não será bom no longo prazo.
Se não for necessário, repense a sua estratégia antes de trazer à tona a mudança. Antes de prosseguir com a mudança, entenda quais são os benefícios para seus clientes, sua empresa e seus funcionários.
Certifique-se de identificar o porquê da mudança e do compartilhamento em primeiro lugar, ao passo em que você constrói uma estratégia de comunicação.
#2. Procure ouvir aqueles diretamente afetados pela mudança
Em alguns casos, assuntos são extremamente sensíveis e têm de ser mantidos em sigilo.
No entanto, em muitos casos, devemos notificar os funcionários que serão impactados pela mudança logo no início do processo, reconhecendo que eles têm uma participação no jogo também.
Se você não tem uma cultura aberta e confiante, talvez seja melhor comunicar as mudanças menores para começar.
#3. Comunique clara e frequentemente
Como as conversas começam e as informações são compartilhadas sobre a mudança iminente à frente, é absolutamente fundamental para manter as linhas de comunicação abertas durante todo o processo.
- Continue fornecendo atualizações ao passo que os planos são ajustados.
- Comunique que a empresa está disponível para dar apoio antes e depois da mudança.
- Compartilhe quaisquer recursos que podem ajudar a sua equipe através da mudança.
- Mantenha o diálogo durante a mudança e esteja disposto a ouvir ideia e preocupações.
Mover-se através da mudança pode ser duro com todos os envolvidos, mas não precisa ser assustador. Só se torna assustador quando estamos surpresos e não vemos o que está chegando.
As mudanças podem ser muito menos dolorosas que do que quando é algo claro.
___
Este artigo foi adaptado do original, “3 Tips to Communicate Change and Build Trust in Your Teams”, do Be a Leader.