Grande parte do sucesso de uma empresa é medido pelo número de líderes que ela desenvolve
Todos nós podemos reconhecer os líderes natos. Mas esse tipo de líder é (muito) difícil de ser encontrado. A grande verdade é que a maioria dos líderes são feitos.
Se você é, ou conhece alguém que tem o perfil e o potencial de se intensificar como líder mais ainda não conseguiu, há algumas coisas que você pode fazer para desenvolver esse potencial.
#1. Forneça às pessoas oportunidades de decisão
Bons líderes têm a confiança necessária para tomarem decisões por conta própria.
Uma das melhores maneiras de construir essa confiança para os outros funcionários é dar-lhes o poder de tomar algumas decisões importantes por conta própria.
Isso não apenas capacita e incentiva seus funcionários a tomar decisões e reforçar a sua confiança, bem como lhes permite pensar criticamente no melhor interesse da empresa.
Quando um funcionário é responsável por tomar decisões sem depender de um gerente, isso os obriga a ponderar melhor o interesse dos envolvidos e ficar em sintonia com as metas da organização.
A responsabilidade da tomada de decisão da aos funcionários um maior senso de propriedade e responsabilidade sobre o seu trabalho, o que leva as pessoas a aumentarem seu envolvimento no trabalho.
Da próxima vez que alguém perguntar a você como deve agir, em vez de dar uma resposta pronta, pergunte o que ele acha que deveria ser feito.
#2. Incentive as pessoas a seguirem suas paixões
Não há melhor motivação para realizar grandes coisas do que amar o que você faz. Outra maneira de transformar funcionários em líderes é conversar com eles sobre o que eles são apaixonados e onde eles gostariam de estar ou chegar na empresa.
Isso lhes permite enxergar através de projetos que irão ajuda-los a alcançar seus objetivos.
Saber o que realmente motiva as pessoas e dar a elas a chance de caminhar em direção aos seus objetivos vai, certamente, ajuda-los a se sentirem mais satisfeitos.
Mesmo que o sonho de seus funcionários sejam atividades fora do escritório, como futebol, ou voluntariado, incentive-os a organizar essas atividades e envolver os colegas de trabalho.
#3. Facilite a aprendizagem
O conhecimento constrói a confiança e capacita as pessoas. Bons líderes estão continuamente aprendendo e questionando como as coisas podem ser feitas de um jeito melhor.
Ao sugerir livros, artigos e blogs para ler, os funcionários podem se tornar pessoas motivadas e continuar aprendendo sempre.
Incentivar as pessoas a participar de webinars, assistir vídeos, ir a eventos de networking e workshops também pode ajudar a enfatizar a importância da aprendizagem.
Quanto mais experiências e conhecimento aprendemos, mais as pessoas podem contribuir para o crescimento e o sucesso das suas ideias e de seu trabalho.
#4. Reconheça as realizações
Reconhecer o trabalho duro das pessoas não apenas ajuda a construir a confiança deles, bem como alimenta um sentimento de orgulho no que eles estão fazendo.
Investir tempo e dinheiro no bem-estar e felicidade das pessoas também vai reforçar a cultura da empresa e trazer à tona as habilidades de liderança.
Quer se trate de um reconhecimento público em uma reunião, uma premiação no final do ano, ou um vale presente, os sinais de apreço são encorajadoras maneiras de assegurar um funcionário que ele está no caminho certo.
Além disso, quando as pessoas observarem o reconhecimento aberto por parte dos líderes, estarão mais suscetíveis a incentivarem seus colegas de trabalho.
Bons líderes, são peça fundamental nas empresas de sucesso. Como um empreendedor ou executivo é importante que a sua empresa promova um ambiente de trabalho onde líderes possam prosperar.
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Este artigo foi adaptado do original, “Developing employees who aren’t born ‘leaders’” do Smart Blog.