Todo mundo quer ser ouvido. Mas não sabemos como ouvir. Veja como aprender a ouvir para ser ouvido
A maioria das pessoas gostam de pensar que o que têm a dizer é importante. Se você fizer um esforço para compartilhas pensamentos, sentimentos ou conhecimento, precisa ter certeza que o seu interlocutor está escutando.
Mas, honestamente, muitas pessoas estão distraídas para realmente absorver tudo quando alguém estiver falando.
O que é pior é que muitas pessoas apenas assistem as bocas se moverem, esperando a chance da sua vez de falar chegar.
Grandes líderes entendem o valor de escutar ativamente e obtêm o maior benefício do que outras pessoas. Eles sabem que, se você quer ser ouvido e compreendido, o primeiro passo é aprender a escutar.
A seguir, algumas dicas compartilhadas pelas pessoas que realmente sabem escutar.
Implementar essas dicas em seu comportamento diário pode ajudar você a aprender mais sobre as outras pessoas e, finalmente ser ouvido, como você tanto anseia.
#1. Esteja presente
Se você quiser entender o que uma pessoa tá ouvindo, você tem realmente que focar a sua consciência mental sobre a pessoa. E para isso, precisa deixar as distrações de lado.
Dê a uma pessoa a sua atenção. Desligue o smartphone, feche a tampa do computador, coloque o livro de lado, e olhe para a pessoa com uma expressão neutra e agradável.
A maioria das pessoas estão acostumadas a terem metade do foco de outra pessoa e, se mostrar interessado vai permitir que você realmente escute o que eles estão dizendo.
#2. Diminua sua voz interior
A análise que fazemos internamente sobre conversas e o que escutamos é algo inevitável e necessário.
Mas, muitas vezes isso acontece em detrimento da objetividade. Essa voz pode realmente assumir seu cérebro até o ponto de você parar completamente de ouvir o que estão dizendo.
Depois da conversa, você terá tempo de sobra para avaliar tudo que ouviu, mas primeiro você tem que ouvir.
Uma técnica muito útil para aquietar sua voz interior é fazer anotações. Escrever, nem que sejam apenas palavras-chave ou frases curtas vai ajudar você a absorver a informação que vem de dentro.
Então, você pode processá-la por conta própria sem a presença do orador. Como benefício adicional, você pode processá-la por conta própria sem o orador.
#3. Segure um espelho
Esta é a uma técnica que muitos psicólogos e conselheiros recomendam para ajudar a aliviar o conflito.
Quando surgir a oportunidade de falar, reformule suas próprias palavras. Certifique-se de terminar pedindo algum tipo de confirmação. Assim, você vai mostrar que realmente está prestando atenção ao que ele disse.
#4. Peça esclarecimentos
Durante uma conversa, busque por áreas de interesse que você possa perguntar. Pergunte ao seu orador, o que ele está querendo dizer com “interessante”, ou “porque acha que o ponto dele é tão importante”.
O orador vai apreciar a interação, e você vai ganhar uma melhor compreensão da perspectiva da pessoa, bem como entender melhor a informação.
#5. Estabeleça o acompanhamento
Ao final de qualquer conversa, discuta e determine se existem medidas de ação necessárias.
Este checkin irá aumentar a sua preocupação real para o que eles disseram, e ajuda-los a avaliar sua própria relevância para suas necessidades.
Agradeça pelo compartilhamento de informações e deixe claro que você achou a conversa valiosa. Fazer as pessoas se sentirem ouvidas aumentam as chances de que eles realmente irão ouvir você quando você tiver algo a dizer.
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Este artigo foi adaptado do original, “5 Skills of Really Amazing Listeners”, da Inc.