X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

9 lições de liderança com Genghis Khan

Genghis Khan

Genghis Khan parece um modelo improvável de liderança, mas tem muito a ensinar para empreendedores.


Genghis Khan parece um modelo improvável de liderança, mas tem muito a nos ensinar

De um lado dos modelos de liderança temos Maquiavel: conivente, ambicioso e implacável. Do outro lado, temos Ciro, o grande: humilde, generoso e leal.

Ao longo desses extremos de grandes líderes e motivadores, usados muitas vezes em líderes e motivadores, usados muitas vezes em livros de negócios, palestras e anedotas, há um inominável: Genghis Khan.

Um homem tão mau, sujo e sanguinário que é impossível não aprender.

A União Soviética, por exemplo, limpou a terra natal de Khan na Mongólia e proibiu qualquer menção.

Mas, estamos aqui pra dizer a vocês que nós podemos aprender mais sobre liderança com Genghis Khan do que com qualquer outra figura histórica. Porque tudo o que se sabe sobre ele é errado…

Para começar: ele aboliu a tortura, abraçou a liberdade religiosa, uniu tribos diferentes, repudiava os privilégios aristocráticos, prezava pela meritocracia, amava o aprendizado e lutou pelos direitos das mulheres na Mongólia.

Ele também foi o maior conquistador que já existiu, governando um reino feito por ele mesmo de 12 milhões de quilômetros quadrados que durou por séculos.

Sim, Khan era violento e um guerreiro implacável, mas nunca para seu próprio bem. Os mongóis não encontraram nenhuma honra em apenas lutar para ganhar. A vitória era seu objetivo e eles faziam o que fosse preciso para ganhar.

Em seguida, eles se concentravam em construir a paz com igual intensidade. Assim, enquanto outros conquistadores morreram violentamente, Khan morreu velho e cercado pela sua amorosa família.

Sua grande missão era simples, mas audaciosa: unir o mundo inteiro em 1 único império.

Mas, como ele mesmo disse, quando a vocação é grande, as obrigações são pesadas.

Jack Weatherford em sua biografia, “Genghis Khan and the Making of the Modern World” mostrou como podemos ver em Khan, um grande líder.

Será que a fama de tirano de Genghis Khan ainda permite que ele nos ensine algo sobre liderança?

Será que a fama de tirano de Genghis Khan ainda permite que ele nos ensine algo sobre liderança?

9 lições sobre poder e liderança por Genghis Khan

Vamos ver, segundo as próprias palavras de Khan, uma pequena lição de poder e liderança e como ele conseguiu realizar sua grande obra, e como ele se sentia sobre suas obrigações.

#1. Ter um objetivo

Para o guerreiro mongol, não havia coisa mais importante do que a honra individual na batalha.

Enquanto a batalha não tivesse sido perdida, ou vitoriosa, não há nada bom em qualquer coisa até que ela seja concluída.

#2. Lidere na frente

Quando todos estavam molhados, Genghis Khan estava molhado também. Quando estava frio, ele sentia frio junto com seu exército.

#3. Serva um bem maior que você mesmo

Um líder nunca pode estar feliz se o seu povo não está feliz.

#4. Tenha uma visão

Sem uma visão ou objetivo, um homem não pode controlar sua própria vida, muito menos a vida dos outros.

Uma unidade de propósito é uma fortuna em aflição. Já diziam os antigos.

#5. Seja autossuficiente

Não há amigo melhor do que um sábio coração. Embora haja muitas coisas que você possa confiar, não há nada mais importante do que confiar em si mesmo.

Apesar de muitas pessoas ajudarem, ninguém deve estar mais perto de você do que a sua própria consciência. Embora haja muitas coisas que você deva levar em consideração, ninguém é mais valioso do que você mesmo.

#6. Seja humilde

O domínio sobre o orgulho era mais difícil de controlar do que um leão selvagem. Se você não pode engolir o seu orgulho, você não pode liderar.

#7. Seja moderado

Fuja da luxúria. Seja moderado. Será muito fácil esquecer a sua visão e seu propósito se você tem roupas finas, carros maravilhosos e cultua o luxo.

Nesse caso, você não será melhor do que um escravo e certamente irá perder tudo.

#8. Entenda as pessoas

Povos conquistados em lados diferentes do lago, devem ser tratados de maneira diferentes.

#9. A mudança começa gradualmente

A visão nunca deve desviar muito do ensinamento dos mais velhos. A velha túnica se encaixa melhor e é mais confortável, além de sobreviver às dificuldades do campo de batalha, enquanto a nova túnica é desconfortável e rasga rapidamente.

Genghis Khan aprendeu sozinho

Esses princípios de liderança não vieram para Khan como parte de sua educação de elite. Ele nasceu pobre e era analfabeto em um mundo de conflito e discórdia.

Ele aprendeu sozinho sobre o mundo, e sobre como se tornar Genghis Khan.

Em nenhum momento único e crucial ele aprendeu seu olhar único de guerrilheiro, sua capacidade de inspirar e conquistar lealdade de seus seguidores, ou suas habilidades sem precedentes de organização.

Essas habilidades não foram frutos de uma educação formal, mas sim de um ciclo persistente de aprendizagem pragmática, adaptação experimental e revisão constante impulsionado por sua mente excepcionalmente disciplinada e focada.

Genghis Khan: grande exemplo de inspiração para empreendedores.

Genghis Khan: grande exemplo de inspiração para empreendedores.

Khan era um exemplo

Nós podemos fazer o mesmo. E podemos fazer começando com o exemplo de alguém que, a princípio pode parecer um mau exemplo.

A reputação de Genghis Khan de um imperador que não mostra piedade a homens, mulheres ou crianças o precede, mas isso é precipitado.

Khan permitiu que os rumores de suas atrocidades se espalhassem para incentivar a rendição e cooperação do inimigos que poderiam resistir.

Pondo isso de lado, podemos aprender com o Genghis Khan como ser leal, como entender nosso povo, como induzir a mudança e como ter uma visão.

___

Este artigo foi adaptado do original, “9 Lessons On Power And Leadership From Genghis Khan”, do Thought Catalog.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot