Se você quiser ser um bom líder, precisa fugir desses erros graves
Você quer fazer as coisas certas, mas uma grande parte de seu sucesso também depende de evitar coisas erradas. Para ser um ótimo líder, evite essas 9 armadilhas comuns.
Ser um líder não é fácil, e nem toda decisão que você tomar vai ser uma boa escolha, mas você pode ser um líder mais eficaz evitando os erros mais comuns que os chefes cometem.
A boa notícia é que, com apenas um pouco de trabalho e atenção, esses erros podem ser evitados e como resultado, sua empresa pode prosperar.
Portanto, evite a todo custo estes 9 erros mortais de liderança.
#1. Deixar de delegar
A chave para o sucesso da liderança é aprender a delegar de forma eficaz a responsabilidade de completar tarefas e a autoridade necessária para fazer coisas.
Sempre que você se preparar para assumir uma nova tarefa ou atribuição, faça questão de se perguntar se um funcionário pode fazer isso em seu lugar.
#2. Não estabelecer metas
Não só tenha o objetivo de dar aos funcionários direção e propósito, mas garanta que estão trabalhando em direção aos objetivos globais da organização.
Definir metas com os funcionários é um trabalho fundamental de qualquer líder.
Em última análise, os objetivos que você e seus funcionários acordarem deverão apoiar os objetivos de sua organização.
#3. Procurar soluções rápidas
Não importa quão difícil seja o problema, há sempre uma solução rápida.
O problema é que nosso zelo por consertar as coisas rapidamente e seguir para o próximo incêndio a ser combatido, muitas vezes nos faz ignorar a solução duradoura que leva mais tempo para se desenvolver.
Você quer tomar uma decisão e seguir em frente, mas não seja muito precipitado.
#4. Se comunicar mal
Pode ser difícil para os chefes ocupados manter os funcionários atualizados sobre tudo o que acontece.
E, com a velocidade que a informação chega agora, os funcionários podem saber o que está acontecendo na organização antes que o chefe diga algo.
Independentemente disso, se esforce para dar aos funcionários a informação que necessitam para fazer seu trabalho de forma rápida e eficiente.
#5. Deixar de aprender
Cada funcionário, não importa o quão talentoso ou cuidadoso seja, comete erros.
O que separa os bons funcionários dos nem tão bons é a sua capacidade de aprender com esses erros.
Os melhores líderes criam um ambiente no qual os funcionários não têm medo de assumir riscos prudentes, mesmo que isso signifique uma falha ocasional, porque é assim que os funcionários aprendem.
#6. Resistir às mudanças
Se você acha que pode manter as coisas alteradas em seu negócio, você está enganado. Em vez de resistir à mudança, ou reagir a ela, antecipe as mudanças que estão por vir e faça planos para resolvê-las antes que elas cheguem.
#7. Não ter tempo para os funcionários
Acima de tudo, a liderança é um trabalho humano. Quando um funcionário precisar falar com você – seja qual for a razão – coloque o seu trabalho de lado, desligue o telefone, e se concentre nele.
Se você não estiver disponível naquele momento, marque uma hora para se reunir com o funcionário, o mais rápido possível.
#8. Perder chances de tornar o trabalho divertido
Sem dúvidas, ser um chefe é um negócio sério.
Apesar da gravidade dessas responsabilidades, os melhores líderes fazem de suas organizações, locais divertidos.
Seu pessoal passa cerca de 1/3 de suas vidas no trabalho. Torne esse lugar agradável para eles.
#9. Falhar na falta elogio e recompensas
Há muitas coisas que custam pouco ou nada, que são fáceis de implementar e levam apenas alguns minutos para serem feitas que os líderes podem fazer para reconhecer os seus funcionários.
Quando você tiver tempo para reconhecer as realizações dos funcionários, o resultado será mais motivação, desempenho e lealdade.
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Este artigo foi adaptado do original, “Don’t Make These 9 Deadly Leadership Mistakes”, da Inc.