Está precisando mudar sua maneira de pensar e, ter sucesso? Aqui está a chave
Talvez o maior problema em muitos jovens empreendedores é uma tendência a pensar em preto-e-branco em que o mundo real é quase inteiramente composto de tons de cinza.
Praticamente todas as pessoas bem-sucedidas são pensadores multidimensionais que questionam muito e olham as coisas a partir de muitos pontos de vista antes de chegar ao que é geralmente a decisão certa.
Dito isto, eles não iniciaram dessa forma.
A experiência tem uma maneira de nos ensinar o quão complexo podem ser as coisas no mundo real.
E enquanto “keep it simple” é um grande mantra, muitas vezes você tem que considerar todos os tipos de fatores e olhar as coisas de vários ângulos para chegar ao que, na retrospectiva, parece que uma resposta óbvia.
Steve Tobak lembra uma época em que ele e seu CEO estavam lutando por uma startup que estavam tentando fazer vingar.
Depois que admitir sentir-se um pouco desanimado, ele disse: “quando você adquire uma empresa, leva 3 meses para descobrir o que realmente está acontecendo”, então ele sorriu e acrescentou: “E mais 3 meses para descobrir como corrigir“.
Ele estava certo. As coisas quase nunca são o que parecem.
E quando eles conseguiram fazer a startup acontecer, com quase uma valorização de bilhões de dólares, precisou um pouco de resolução criativa de problemas e algumas estratégias relativamente complexas para realizar o que os antecessores não conseguiram.
O que às vezes descrevem como pensar fora da caixa é na verdade um processo de questionar a sabedoria convencional, desafiar o status quo e olhar para os problemas de forma diferente para se chegar a soluções únicas.
Noções preconcebidas e convicções fortes, (ou seja, pensamento em preto-e-branco) é um impedimento para esse processo.
Ainda não está convencido? Se isso é porque o que eu estou dizendo a você desafia algumas crenças profundamente semeadas, então talvez você deva olhar para elas de forma mais crítica.
Se, por outro lado, você não está disposto a aceitar a minha premissa, porque você ainda não viu provas suficientes, então palmas para você.
Isso é uma coisa boa.
Aqui estão alguns exemplos do pensamento comuns que nos deparamos em todos os lados.
A sabedoria comum do coletivo empresarial é que você quer se afastar da escravidão de um trabalho 8h às 18h que você odeia ou pegar um assunto em suas próprias mãos e se tornar um empreendedor.
A verdade é que todos os empreendedores bem sucedidos chegaram lá da mesma forma: entraram numa indústria em crescimento, aproveitaram seu trabalho, ganharam experiência, networking e, finalmente, quando a oportunidade de executar seu próprio programa surgiu, eles pegaram o touro pelos chifres e fizeram isso.
Isso pode não ser o único caminho, mas eu aposto que é uma maneira que você nunca pensou.
Da mesma forma, a batida empresarial atual é fazer o que se sente bem, encher sua cabeça com citações inspiradoras, ser feliz e, tudo vai dar certo.
Concentre-se em seus pontos fortes e ignore suas fraquezas. Se parece positivo, então deve ser bom. Se parece negativo, então deve ser ruim.
Goste ou não, isso não é nada, mas um monte de equivoco utópico.
Nem tudo que reluz é ouro. Buscar gratificação instantânea nunca é o caminho para a felicidade a longo prazo e para realização.
E com toda a probabilidade, você nunca vai conseguir grandes coisas, sem enfrentar obstáculos difíceis, quebrar e queimar, e, finalmente, levantar-se das cinzas.
Se você quer ser bem sucedido, aprenda a desafiar a sabedoria convencional e questione suas próprias crenças. E quando se trata de tomar decisões importantes, aprenda a olhar as coisas de perspectivas diferentes.
Se você quer construir algo em um mundo complexo, você precisa ser um pensador multidimensional.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How To Think Differently to Succeed in a Complex World”, da Entrepreneur.