X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

venture-debt
Startup

Venture Debt: Conheça essa modalidade de financiamento para sua startup

BoostLAB/ BTG Pactual apresenta estudo sobre Venture Debt em live hoje.


O boostLAB realiza hoje , às 18h, uma live para comentar o estudo “Venture Debt: Mercado e Tendências no Brasil e no Mundo”, com a participação de Frederico Pompeu, sócio do BTG Pactual responsável pelo boostLAB; Pedro Waengertner, sócio-fundador da ACE Startups; João Sá, mentor do boostLAB; e André Bona, educador financeiro. A transmissão será no canal do BTG Pactual digital no Youtube ( link direto aqui ).

• Estudo é realizado em parceria com a aceleradora ACE Cortex;

• 91,3% das empresas que tomam este tipo de dívida usam os recursos para acelerar o processo de crescimento e tornar a companhia ainda mais valiosa para a próxima rodada de captação;

• Em mercados maduros, como EUA e Europa, o venture debt representa entre 10-15% do valor total transacionado em venture capital;

A era de juros baixos, que em diversos países vem desde a crise financeira de 2008, e mais recentemente também chegou ao Brasil, estimulou e deve continuar a estimular a procura de investidores por alternativas mais rentáveis. Com isso, o mercado de venture capital e de venture debt deve dispor de condições propícias para continuar a crescer e a se desenvolver ainda mais nos próximos anos. Essa é uma das conclusões do estudo do boostLAB, hub de negócios do BTG Pactual para empresas Tech, em parceria com a ACE Cortex. O estudo mapeia o mercado de venture debt no mundo, principalmente EUA, onde acontecem 78% das operações desse tipo, e também no Brasil, onde o mercado está começando a se desenvolver.

Se também considerarmos o cenário de crise ocasionado por conta da Covid-19, a partir de março de 2020, em que os valuations devem ser mais pressionados e os fundos de venture capital e private equity tenderão a ser ainda mais criteriosos para novos aportes, alternativas como venture debt devem aumentar sua participação como solução para o crescimento das startups.

“Estando cada vez mais inseridos nesse ecossistema Tech, começamos a perceber que os empreendedores careciam de outras alternativas de financiamento, que não simplesmente a venda de ações. Começamos a estudar o venture debt internamente e, em 2019, fizemos nossa primeira transação. Temos percebido a demanda pelo produto cada vez maior, seja por ser economicamente mais acessível do que a venda de ações, seja por diluir menos a participação dos sócios atuais dessas startups de alto crescimento”, diz Frederico Pompeu, sócio do BTG Pactual responsável pelo boostLAB.

Dados apontam que desde 2014, o número de operações de venture capital em fase inicial vem diminuindo nos Estados Unidos. Por outro lado, o valor dessas operações tem aumentado em termos nominais, chegando a mais de US﹩ 10,9 bilhões captados.

O BTG Pactual, através do boostLAB, é um dos principais players nesse segmento no Brasil. Por usar capital 100% proprietário, o banco consegue ter bastante flexibilidade no desenho e na modelagem das operações, sejam elas locais ou offshore.

Por que Venture Debt?

Venture debt é uma estrutura de dívida customizada para empresas com alto potencial de crescimento. Geralmente, envolvem estruturas com vencimentos de longo prazo e garantias constituídas sobre recebíveis, mesmo que não performados, avais dos sócios e ações da companhia.

O modelo de fundraising tradicional das startups via venda de ações acaba tendo o alto custo de diluição da participação dos sócios, sendo essa uma das principais dores do processo. Por isso, surgem modelos alternativos de financiamento, como o venture debt, que permite aos acionistas a postergação de novos equity rounds ou até mesmo a complementação de rodadas, diminuindo o efeito de diluição excessiva sobre os sócios atuais, além de preservar o controle sobre os próximos passos da empresa.

Essa forma de financiamento é usualmente direcionada para startups que já tem tração ou escala e que, usualmente, já receberam investimentos de investidores institucionais, em geral, a partir da rodada Série A de captação.

Para ver a pesquisa completa, acesse: http://conteudo.btgpactualdigital.com/boostlab-report

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot