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Liderança

Você é um chefe terrível? Estes 4 sinais sutis vão te dizer

Ser um bom chefe faz muito bem para sua empresa.


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Ser um bom líder não é tarefa fácil. Há uma série de características que um chefe precisa para ser ótimo. Contudo, também existem muitas coisas que tornam um chefe absolutamente terrível.

Se você já teve um desses líderes terríveis, se o seu chefe é uma pessoa horrível para se trabalhar, você provavelmente sabe que os funcionários não são inspirados a fazer o seu melhor. Infelizmente, muitas vezes, os chefes não sabem que isso é verdade – que eles próprios estão tornando difícil para os seus funcionários fazerem o seu trabalho.

E, quando isso acontece, eles não estão apenas atingindo os seus empregados com os seus maus hábitos, eles estão colocando em risco o seu próprio negócio.

Muitas vezes, saber que você é um chefe ineficaz não é óbvio. Você pode pensar que a dinâmica e protocolo em seu escritório está funcionando muito bem, quando na verdade existem problemas que os funcionários não estão trazendo até você – e, por sua vez, há razões para os funcionários não estarem fazendo isso.

Então, o que você faz? Aqui estão alguns dos sinais de alerta mais comuns de que existe um problema.

1. Você não confia nos seus funcionários

Às vezes, os chefes são terríveis porque eles acham que eles são muito bons para fazerem determinadas tarefas ou eles apenas empurram tudo para os seus funcionários. Isso pode ser incrivelmente frustrante e irresponsável para os funcionários, mas pode ser tão ruim quanto um chefe que quer fazer tudo. Uma pessoa não pode ser responsável pela decisão final de diferentes área porque ninguém é perito em contabilidade, recursos humanos, marketing online, etc.

Como empregado, é realmente difícil de conseguir terminar qualquer coisa se o seu chefe está constantemente entrando e tentando segurar sua mão quando você realmente não precisa dele (ou, pior, o chefe está concordando com opiniões sobre algo que ele ou ela não sabe completamente nada a respeito).

Então, se você é um chefe que está tendo um momento difícil por não gerenciar a sua equipe, você pode tentar coisas como ser claro sobre suas expectativas ou contratar pessoas que você conhece e que possa confiar para terminar o trabalho, sobretudo, de forma correta.

Mesmo que você tenha as melhores intenções quando tenta ajudar, há um ponto onde as suas ações honestamente não são mais úteis e acabam atrasando as coisas. Deixando de lado que o controle pode ser difícil, mas contanto que você tenha as pessoas certas em sua equipe, você vai descobrir que as coisas funcionam de uma forma muito mais tranquila quando você faz.

Além disso, quando os funcionários sentem que você confia neles, eles são muito mais propensos a oferecer-lhe novas ideias, assumir riscos e crescerem na sua função.

2. Você não respeita os limites pessoais dos seus funcionários

Há uma série de formas em que este hábito pode se manifestar. Isso pode significar chamar o seu empregado todas as horas do dia e todos os dias da semana, sendo que ele ou ela não é um relógio. Ou pode significar pedir a esta pessoa para colocar muito tempo e energia no trabalho, bem além do que pode ser razoavelmente esperado.

Existem maneiras para incitar os seus funcionários sem fazerem eles odiarem o seu trabalho até a exaustão. Você não ajuda nem um pouco fazendo eles trabalharem quando estão cansados ou doentes, seja fisicamente ou mentalmente.

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Então, é claro que existem os chefes que forçam os limites emocionais dos seus funcionários, fazendo eles ficarem desconfortáveis, humilhados, descarregando neles suas vidas pessoais, etc.

Chefes abusivos são tipicamente narcisista, arrogantes e não apoiam os seus funcionários. E, vamos ser honestos, isso não é algo que nós vamos ser capazes de consertar neste artigo. Se você acha que pode ser abusivo dessa maneira, você deve prestar atenção e abordar estas questões subjacentes.

3. Você fala para as pessoas e não com elas

A comunicação é enorme quando você está falando sobre quais habilidades e características fazem um bom chefe.

Quando um chefe não se comunica claramente – seja por e-mail, face-a-face, ou através de mensagens de texto – esse lapso pode criar confusão e um vai-e-vem desnecessário. Isso pode significar tanto que os funcionários perdem tempo fazendo algo que eles não precisam de fazer ou que algo importante não é feito corretamente, ou no tempo.

Há também chefes que só gritam ordens à sua equipe. Isso não cria um ambiente aonde as pessoas se sentem confortáveis para pedir por esclarecimentos ou para obter ajuda. Nesse caso, mesmo que o trabalho seja feito, é realmente difícil para os funcionários enfrentar qualquer tipo de crescimento.

Ao criar um ambiente confortável com uma comunicação aberta, você não está só tornando mais fácil para os funcionários conseguir terminar os seus trabalhos e fazê-los bem feito, mas fazendo o seu ambiente de trabalho mais saudável e mais divertido para todo mundo.

E quem não quer isso? Há inúmeros benefícios em ter um ambiente de trabalho divertido, social, incluindo maior satisfação dos funcionários, menos estresse e menos volume de negócios.

4. Você nunca parabeniza a sua equipe

O reconhecimento do empregado é super importante, mas muitos chefes falham em não conseguir ver os benefícios. Um autêntico obrigado ou um tempo tirado para reconhecer um empregado que trabalhou muito duro em um projeto e fez um grande trabalho sobre ele, cria mais confiança, maior desempenho e melhores relações profissionais.

Conclusão

Ser um chefe exige uma ampla gama de habilidades, e até mesmo os melhores chefes ainda podem trabalhar em aperfeiçoar algumas delas.

Infelizmente, a maioria dos funcionários não se sentem confortáveis deixando o seu chefe saber quando existe um problema. Mesmo os chefes bem intencionados podem estar criando um ambiente tóxico sem realmente perceber.

Ao prestar atenção a alguns desses sinais de alerta, você deve ser capaz de reconhecer qualquer erro e maus hábitos que você se encontra fazendo e trabalhar para corrigí-los para criar um melhor funcionamento do ambiente de trabalho.

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