São Paulo – Natal, Ano Novo, férias escolares e verão. Essa conjunção de elementos faz do final de ano um dos períodos mais significativos em termos de vendas para o comércio varejista e o setor de serviços, como agências de turismo, hotéis, academias de ginástica, entre outros. Para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa época é necessário que o planejamento das ações comece agora no início de setembro.
Para o consultor do Sebrae em São Paulo, Gustavo Carrer, as empresas precisam estar atentas a todos os elementos que envolvem o negócio no final do ano, o que vai além das festividades. “É preciso achar as correlações com o verão e as férias escolares para aproveitar também esses temas”.
Uma das questões básicas do planejamento que deve ser feito nessa época é dimensionar o aumento da demanda, analisar o mix de produtos e reforçar o estoque. “Devo incluir um produto sazonal, mesmo que temporariamente, à loja? Em quanto devo aumentar o meu estoque?”, pergunta Carrer.
A empresária Milnen Ho, proprietária da Fulu Modas, de Suzano (SP), já encomendou 70% das mercadorias com que irá trabalhar no final do ano. Milnen, que participou do Empretec e de várias oficinas do Sebrae, acredita que o planejamento antecipado ajuda a controlar melhor o fluxo de caixa. “Comprei agora 70% do que é venda certa e os outros 30%, vou administrando conforme a demanda ao longo dos meses. Se crescer, tenho como arriscar um pouco mais”, diz a empresária. A antecipação de compras deve permitir uma economia de 12% a 15% para a loja.
A compra antecipada permite também um planejamento nas promoções e divulgações da loja. Segundo Carrer, as empresas que elaboram as melhores promoções de vendas ficam com as melhores fatias do bolo. “Por essa razão, tão importante quanto organizar a empresa para atender ao aumento da demanda é fazer uma ampla divulgação da loja”, diz. Outro ponto forte na questão do planejamento, e que deve acontecer ainda em setembro, é a seleção de mão-de-obra temporária.
Segundo Carrer, o treinamento da equipe para essas datas é um grande desafio para os varejistas. “Quanto mais cedo contratar, mais qualificado será o pessoal contratado, além de permitir mais tempo de treinar os funcionários nas rotinas específicas da loja”. Ele lembra que a admissão de temporários normalmente é de três meses, por isso, é possível mantê-los de meados de outubro até meados de janeiro.
Decoração e segurança
Ponto forte na maioria das lojas, a decoração especial de Natal deve avaliar não apenas a estética, mas também se é necessário realizar alterações no layout ou alugar equipamentos, especificamente para atender melhor os clientes em uma situação de maior fluxo.
Segundo Carrer, uma das maiores reclamações dos clientes é em relação às filas. “É preciso avaliar se não é o caso de alugar mais máquinas de cartão e dispor os produtos de forma a liberar o caixa”.
O aumento da quantidade de clientes no interior da loja cria oportunidades de perdas. Por essa razão é recomendado que o varejista avalie a contratação de seguranças especificamente para o período. Além disso, é importante verificar se já não é hora de atualizar ou implantar sistemas mais modernos de proteção e prevenção de perdas.
Dicas
- Análise do mix de produtos e reforço nos estoques
- Preparação da equipe de atendimento e contratação de mão de obra temporária
- Organização e decoração do ponto de venda
- Divulgação e promoção de vendas
- Intensificar segurança
Fonte: Sebrae-SP
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