Essa palestra foi realizada em 2008 na Universidade de Oxford e traz informações importantes para quem quer entender mais sobre o impacto da internet, das redes sociais no futuro dos negócios. Vale a pena.
Manuel Castells (Hellín, 1942) é um sociólogo espanhol. Entre 1967 e 1979 lecionou na Universidade de Paris, primeiro no campus de Nanterre e, em 1970, na “École des Hautes Études en Sciences Sociales”. No livro “A sociedade em rede”, o autor defende o conceito de “capitalismo informacional”.
Castells foi nomeado em 1979, professor de Sociologia e Planejamento Regional na Universidade de Berkeley, Califórnia. Em 2001, tornou-se pesquisador da Universidade Aberta da Catalunha em Barcelona. Em 2003, juntou-se à Universidade da Califórnia do Sul, como professor de Comunicação.
Segundo o Social Sciences Citation Index Castells foi o quarto cientista social mais citado no mundo no período 2000-2006 e o mais citado acadêmico da área de comunicação, no mesmo período.
A palestra abaixo apresenta a tese principal do Professor Manuel Castells recentemente publicado no livro “Communication Power”. O livro argumenta que o poder é “baseado no controle da comunicação e da informação” e desenvolve as bases teóricas e empíricas dos muitos aspectos desse argumento. O trabalho de Manuel Castells é sobre poder e comunicação ema sua trilogia sobre a era da informação, que estabeleceu com base em seu seminal livro “Sociedade em Rede”, que é um importante ponto de partida a baseado nas concepções anteriores de Daniel Bell e outros, sobre a formação da tal “Sociedade da Informação”.