Salvador – Os pequenos criadores de cabras e ovelhas do Médio Rio das Contas, na Bahia, passam a ter um incentivo para o melhoramento dos animais. Um acordo firmado entre o Sebrea, uma empresa e outras instituições, vai proporcionar melhorias na produção e na renda dos pecuaristas. O documento também prevê a criação de uma central de negócios que deve reduzir os custos de produção. A iniciativa vai beneficiar inicialmente 120 produtores dos municípios de Manoel Vitorino, Jequié, Iramaia, Barra da Estiva, Maracás e Mirante.
A iniciativa é uma parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Idan), Fazendas Reunidas Rio de Contas (Riocon), o Frigorífico Baby Bode, a diretoria de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A (EBDA), a Embrapa e a União das Associações do Médio Rio das Contas (Unirio). O acordo foi assinado na sexta-feira (11), em Salvador .
Durante a assinatura do acordo, o diretor de Operações do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, explicou que o documento dá sequência a um trabalho de sucesso da cadeia produtiva de caprinos e ovinos na região de Rio das Contas. A instituição trabalha em parceira com o Frigorífico Baby Bode no projeto que se estende da assistência técnica até o mercado varejista.
“O acordo leva, sobretudo, o material genético de qualidade de ovinos e caprinos. É uma quebra de paradigmas de uma atividade que historicamente vem sendo conduzida como de subsistência, mas que passa a ser uma atividade econômica rentável graças ao manejo e principalmente à tecnologia de gestão, contribuindo na organização dos produtores e na garantia de mercado, gerando renda e a integração dos diversos elos da cadeia”, destaca Lauro Ramos.
A supervisora de agronegócio do Sebrae Bahia, Célia Fernandes, informou que o acordo pretende elevar em 150% o número de famílias integradas ao Polo de Produção de Caprinos e Ovinos do Médio Rio das Contas, hoje com cerca de 120 produtores. A renda dos integrados deve ser elevada em 60% — atualmente é de cerca de R$ 600 mensais por família –, além de criar uma Central de Negócios com o objetivo de realizar compras conjuntas para reduzir os custos na produção.
Depois da assinatura do acordo o representante do Frigorífico Baby Bode, Norberto Odebrecht Neto, que fornece por mês 50 toneladas de cortes especiais de caprinos e ovinos para grandes redes de supermercados da Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas e Brasília, disse que “o elo entre o pequeno produtor e o frigorífico – promovido pelo Sebrae – permite uma confiança e uma regularidade maior de entrega para que o frigorífico firme também contratos de maior confiança com os clientes lá na ponta”.
Serviço
Sebrae na Bahia – (71) 3320.4558
www.ba.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias