X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Melhoria de gestão garante mercado para caprinocultores


Salvador – Os pequenos criadores de cabras e ovelhas do Médio Rio das Contas, na Bahia, passam a ter um incentivo para o melhoramento dos animais. Um acordo firmado entre o Sebrea, uma empresa e outras instituições, vai proporcionar melhorias na produção e na renda dos pecuaristas. O documento também prevê a criação de uma central de negócios que deve reduzir os custos de produção. A iniciativa vai beneficiar inicialmente 120 produtores dos municípios de Manoel Vitorino, Jequié, Iramaia, Barra da Estiva, Maracás e Mirante.

A iniciativa é uma parceria do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Idan), Fazendas Reunidas Rio de Contas (Riocon), o Frigorífico Baby Bode, a diretoria de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A (EBDA), a Embrapa e a União das Associações do Médio Rio das Contas (Unirio). O acordo foi assinado na sexta-feira (11), em Salvador .

Durante a assinatura do acordo, o diretor de Operações do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, explicou que o documento dá sequência a um trabalho de sucesso da cadeia produtiva de caprinos e ovinos na região de Rio das Contas. A instituição trabalha em parceira com o Frigorífico Baby Bode no projeto que se estende da assistência técnica até o mercado varejista.

“O acordo leva, sobretudo, o material genético de qualidade de ovinos e caprinos. É uma quebra de paradigmas de uma atividade que historicamente vem sendo conduzida como de subsistência, mas que passa a ser uma atividade econômica rentável graças ao manejo e principalmente à tecnologia de gestão, contribuindo na organização dos produtores e na garantia de mercado, gerando renda e a integração dos diversos elos da cadeia”, destaca Lauro Ramos.

A supervisora de agronegócio do Sebrae Bahia, Célia Fernandes, informou que o acordo pretende elevar em 150% o número de famílias integradas ao Polo de Produção de Caprinos e Ovinos do Médio Rio das Contas, hoje com cerca de 120 produtores. A renda dos integrados deve ser elevada em 60% — atualmente é de cerca de R$ 600 mensais por família –, além de criar uma Central de Negócios com o objetivo de realizar compras conjuntas para reduzir os custos na produção.

Depois da assinatura do acordo o representante do Frigorífico Baby Bode, Norberto Odebrecht Neto, que fornece por mês 50 toneladas de cortes especiais de caprinos e ovinos para grandes redes de supermercados da Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas e Brasília, disse que “o elo entre o pequeno produtor e o frigorífico – promovido pelo Sebrae – permite uma confiança e uma regularidade maior de entrega para que o frigorífico firme também contratos de maior confiança com os clientes lá na ponta”.

Serviço
Sebrae na Bahia – (71) 3320.4558
www.ba.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot